Quem circula por shows em bares e teatros da Capital já deve ter visto o nome Person gravado em algum piano. É a marca de Person Losekann Fontes que há mais de 30 anos fomenta o uso do instrumento, prestando seus serviços de afinador e vendedor, mas também colaborando em projetos para aumentar o interesse popular pelo piano.
Filho do empresário Person Antonio Fontes, criador da rede de lojas Person Piano, o afinador começou sua trajetória pela área em 1985, quando abandonou o curso de Engenharia Civil para estudar a fabricação e o restauro do instrumento na Alemanha. Três anos depois, começou a trabalhar com afinação e manutenção no conglomerado do pai, aberto em 1982, mas também para clientes externos, de dentro e fora do Estado. Com o fechamento das lojas do pai, em 2012, Person assumiu o nome da empresa da família e passou a realizar também vendas, mas com novo modelo de negócio.
– A empresa do meu pai revendia para todo o Brasil, com diferentes lojas. Já eu trabalho com vendas pela internet e atendimento exclusivo por agendamento. Preparo o piano exatamente como o interessado quer, seja da minha marca ou de outra. É uma preparação personalizada. Sou o único que trabalha assim no Brasil – assegura ele.
Os pianos com a marca Person vêm pré-montados da China, passam por uma linha de conclusão em São Paulo e são tratados pelo afinador em Porto Alegre. Além disso, ele trabalha com instrumentos usados e novos de outras marcas e viaja rotineiramente pelo Rio Grande do Sul, por Santa Catarina, São Paulo e Uruguai visitando clientes para manutenção. Segundo ele, já realizou mais de 34 mil afinações, atendendo inclusive a artistas estrangeiros que passaram pelo Estado, como Stevie Wonder, Jamie Cullum e Diana Krall.
Doações
Não apenas em teatros e bares é possível ver a marca de Person na Capital. Campus da PUCRS, Moinhos Shopping e 5ª Avenida Center são alguns dos pontos em que Person conseguiu estabelecer parcerias para deixar pianos à disposição dos visitantes. Até o final do ano, também promete disponibilizar um piano ambulante sobre rodas, para levar música ao vivo e a céu aberto para parques e outros locais públicos da Capital:
– Sem engajamento, a cultura do instrumento pode morrer.
O afinador também tem se engajado nos últimos anos em mediar doações de instrumentos para escolas públicas. Foram quatro pianos repassados até agora.
O mais recente deles é um piano de parede avaliado em R$ 16 mil, que foi recebido no início do mês pela Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, em Canoas, beneficiando 671 alunos da rede pública. O item era de uma cliente de Campo Alegre, Santa Catarina, que havia adquirido um novo. Em casos como esse, Person realiza troca de cordas e outros reparos gratuitamente, além de realizar afinações anuais por metade do preço.
Para a professora Marília Henriques, o piano amplia possibilidades para desenvolver a inteligência musical nos estudantes:
– Trabalhamos desde acompanhamento para canto até atividades de ritmo e referência das notas. É um instrumento completo.