A informação de que o cantor Gabriel Diniz havia pego carona no avião que caiu nesta segunda-feira (27) no litoral de Sergipe foi negada pelo pai do piloto Abraão Farias, outra vítima do acidente. Em entrevista à TV Gazeta, Erivaldo Farias disse que a aeronave foi fretada e que o Aeroclube de Alagoas estava ciente do fato.
A queda do monotor interrompeu a carreira em ascensão do músico de 28 anos, além do piloto com sete anos de experiência e do copiloto Linaldo Xavier Rodrigues, com três anos de atuação. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o avião estava registrado na categoria Instrução e não poderia prestar serviço fora da sua finalidade, incluindo o transporte remunerado de pessoas.
Após o acidente, o Aeroclube de Alagoas informou que Gabriel Diniz havia pego carona no voo, já que era amigo do piloto Abraão Farias. No entanto, na entrevista concedida nesta terça (28), Erivaldo Farias garantiu que a empresa sabia que o cantor havia fretado o avião.
— Ele (Gabriel) saiu do aeroclube para Salvador. Lá, arrumou um hotel para meu filho e o copiloto ficarem. Quando terminou o show, eles iam retornar para cá. Mas não teve carona, o voo foi fretado e o aeroclube sabia. A aeronave estava em dia e o piloto também — disse Farias.
Ainda conforme o pai de Abraão, Gabriel chamou o filho para fazer a viagem e os dois combinaram os valores do fretamento.
— Ficou acertado por R$ 4 mil. Tinha que abastecer e, quando foi voar, o Abraão pagou o abastecimento do próprio bolso e o cantor ficou de, quando terminar o show, acertar.
A versão condiz com a declaração dada pelo pai de Gabriel, Cizinato Diniz, nesta terça, no velório do filho. Cizinato relatou que, antes de viajar, o cantor havia dito que entrara em contato com uma empresa e "fechou um voo".
— Ele disse: "Painho, eu ia de carro, mas vai gastar muito tempo e aí a gente contatou uma empresa aqui. Eu fechei um voo que vai comigo. Vou de carro até Feira de Santana. Vou ao médico e depois a gente vai se encontrar aí". Quando ele falou isso, eu confesso que senti que isso iria acontecer. Eu senti e não tive coragem de falar isso para ele ou para alguém porque ele é muito forte. Ele ia dizer: "Não painho. Isso é brincadeira. Isso não existe" — comentou Diniz.
Procurada pelo G1, a assessoria do aeroclube afirmou que desconhece a informação dada por Erivaldo. A empresa teve as operações suspensas cautelarmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na segunda-feira, horas após o acidente. A Anac também abriu uma investigação para apurar se a aeronave fazia táxi aéreo irregular.
Despedidas
A terça-feira é marcada pelas despedidas a Gabriel Diniz, Abraão Farias e Linaldo Xavier Rodrigues. O velório do cantor ocorre em João Pessoa desde o início da manhã. O sepultamento será no fim da tarde, em uma cerimônia fechada para familiares e amigos.
Os corpos do piloto e do copiloto são velados e serão enterrados em Alagoas.