Uma semana após a banda estadunidense Dead Kennedys anunciar o cancelamento da turnê brasileira, com shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, a produtora EV7 Live se pronunciou sobre o caso na noite de sexta-feira (3).
No comunicado oficial divulgado nas redes sociais da empresa, foi dito que a decisão de suspender as apresentações foi da banda e que todas as tentativas de negociação na última semana foram negligenciadas. "Tudo o que queríamos era que a banda arcasse com os custos de reembolso daqueles que compraram ingresso antecipadamente".
Para ajudar a arcar com o prejuízo, a companhia colocou à venda camisetas e pôsteres com a ilustração que causou o imbróglio com a banda. O nome do grupo não aparece nas artes, mas há uma nova versão da criação com o nome "Chicken Kennedys" (em inglês coloquial, "chicken" é usado para chamar alguém de frangote, medroso, dizer que a pessoa amarelou). Mas, no comunicado, a produtora diz que não é alusão a banda nenhuma.
O mesmo anúncio traz informações sobre o reembolso. No Rio de Janeiro, os fãs que compraram o ingresso presencialmente devem comparecer à bilheteria do Circo Voador, na Lapa. Quem comprou online, será reembolsado automaticamente. O público de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília deve preencher o formulário em um link e aguardar as orientações da TicketBrasil.
Os shows de Dead Kennedys no Brasil faziam parte da turnê comemorativa de 40 anos do grupo, que teve grande influência na cena punk e hardcore norte-americana nos anos 1980. As apresentações teriam membros da formação original, com a notável ausência do primeiro vocalista, Jello Biafra.
Entenda a polêmica
Os problemas com a turnê brasileira começaram há duas semanas, no último dia 22, com a divulgação da ilustração para o pôster oficial do show, criado por Cristiano Suarez.
A arte da turnê de 40 anos dos Dead Kennedys no Brasil traz o palhaço Bozo e sua família vestindo camisetas parecidas com a da seleção brasileira de futebol enquanto seguram armas em frente a uma favela em chamas. Tanques de guerra completam o cenário. "Eu adoro o cheiro de pobres mortos pela manhã", diz um dos personagens. Cristiano Suarez e Dead Kennedys divulgaram o pôster no Brasil.
A criação viralizou nas redes sociais e foi vista como alusão ao presidente Jair Bolsonaro e seus eleitores. No dia 26 de abril, o grupo anunciou o cancelamento dos shows no Brasil.