A banda californiana Dead Kennedys cancelou a turnê que faria no Brasil. Em comunicado oficial publicado nas redes sociais, o grupo norte-americano disse que "não poderá tocar no país neste ano" e que esta é "realmente a única alternativa de manter as pessoas seguras". A arte de divulgação - que referenciava "a família Bozo" - levantou polêmica nas redes sociais nas últimas semanas.
Além disso, a banda disse que "o promotor no Brasil realmente não soube como gerenciar as coisas da forma correta" e que "ações estúpidas foram tomadas e que fizeram com que os pregadores de ódio se manifestassem por todos os lados".
Logo após a divulgação do cartaz, e devido à polêmica repercussão da imagem, a banda já havia publicado, na segunda-feira (22), uma outra nota oficial em que dizia não ter aprovado a arte antes de sua veiculação.
"Chegou até nos do Dead Kennedys que um pôster foi lançado promovendo os próximos turnês da banda pelo Brasil. Esse cartaz foi divulgado pelo promotor dos shows sem o conhecimento do Dead Kennedys e não foi autorizado"
O autor da ilustração, o artista Cristiano Suarez, de Maceió, desmentiu a declaração em seu Instagram, publicando stories com e-mails trocados com a banda e até mesmo a imagem reproduzida na página oficial do grupo, o que gerou muitas críticas dos fãs do grupo, nome reconhecido do punk.
No novo comunicado, a banda parece querer contemporizar a reação indignada de muitos fãs e afirma ter concordado com a ideia central do cartaz: "Mesmo assim, nós consideramos que o pôster ficou bem legal e nós concordamos com a ideia; as consequências criaram uma situação bastante perigosa para nossos fãs que frequentam nossos shows".
O Dead Kennedys faria quatro apresentações no Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, entre 23 e 28 de maio, para comemorar os 40 anos de atividade da banda.
Veja o comunicado na íntegra