Depois de 23 anos de atividade no Rio Grande do Sul, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos anunciou o fim da Orquestra Unisinos Anchieta, considerada uma das principais orquestras do Estado nos últimos anos. Também anunciou o encerramento do Coral Unisinos, com 53 anos de história. As decisões vieram a público na quinta-feira (21).
Em nota à imprensa, a universidade declarou: "Reafirmando seu foco na excelência acadêmica, a Unisinos informa que está descontinuando as atividades da Orquestra Unisinos Anchieta e do grupo de coros".
Evandro Matté, que era diretor artístico e regente da Orquestra Unisinos, afirma que não participou da decisão e que apenas foi comunicado:
— Estou muito triste com o encerramento das atividades da orquestra. O projeto tinha sido encerrado em dezembro de 2005 e consegui reativar em agosto de 2007. Foram vários anos de intensa programação e dois CDs gravados. Qualquer fechamento de instituição cultural é muito ruim. Diminuímos as oportunidades de acesso — disse o maestro, que também está à frente da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTSP) e da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).
Com concertos gratuitos, a Orquestra Unisinos era conhecida pela programação diversificada, como a série Pop, que interpretava sucessos da música contemporânea, buscando levar a música de concerto para diferentes públicos. Dentro desta série, foi criado o espetáculo Clássicos da Broadway, com participação especial da cantora e dançarina Gabrielle Fleck. Em dezembro de 2018, a orquestra foi atração principal no tradicional Concerto Comunitário Zaffari junto com a cantora Fafá de Belém.
Já o Coral Unisinos, criado em 21 de junho de 1966, dentro da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da universidade, funcionava há cinco décadas de forma ininterrupta. Em 2012, os dois grupos chegaram a se unir no concerto Classical Beatles, que homenageava a banda britânica.
Leia, na íntegra, a nota da assessoria da Unisinos:
"Reafirmando seu foco na excelência acadêmica, a Unisinos informa que está descontinuando as atividades da Orquestra Unisinos Anchieta e do grupo de coros. No entanto, mantém seu compromisso com o incentivo à cultura através do Projeto Vida com Arte, que atualmente atende 120 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, uma iniciativa que tem promovido a inclusão social e cultural através da música."