A atriz e cantora Edyr de Castro morreu nesta terça-feira (15), aos 72 anos, no Rio de Janeiro. Há oito anos, ela lutava contra o Alzheimer e passou os últimos anos de sua vida no Retiro dos Artistas. Edyr teve falência múltipla dos órgãos.
Ela ficou conhecida como uma das integrantes das Frenéticas, grupo vocal feminino que fez sucesso nos anos 1970 e 1980. O primeiro hit da banda foi Perigosa, escrita por Rita Lee e Nelson Motta. Logo após, elas lançaram A Felicidade Bate a Sua Porta, de Gonzaguinha. O primeiro disco do grupo, Frenéticas (1977), vendeu mais de 150 mil cópias, um grande sucesso para a época. Em 1978, elas gravaram a música tema de Dacin' Days, telenovela da Globo.
A artista também atuou em novelas, como Tenda dos Milagres, Roque Santeiro, Cambalacho, Cabocla, entre outras produções. Na Record, fez seus últimos trabalhos, Amor e Intrigas, de 2007, e Poder Paralelo, de 2009.
Foi casada com compositor Zé Rodrix, morto em 2009, com quem teve um filho, Joy Rodrigues. O velório da cantora acontece nesta quarta (16), às 10h, no Memorial do Carmo, no Caju (Rio de Janeiro). A cremação deve ocorrer às 13h.