Se a programação do Morrostock vai levar mais de 30 bandas ao balneário Ouro Verde, a agenda paralela do festival vai promover seis apresentações em três casas noturnas de Porto Alegre, com direito a show histórico da L7, banda seminal para o movimento riot grrrl nos anos 1990 e pioneira ao inserir o discurso feminista no rock norte-americano.
A agenda paralela do Morrostock começa nesta quinta, com dois eventos: o Agulha recebe os cariocas da Baleia às 22h, enquanto, no mesmo horário, o OCulto promove uma noite com Joe Silhueta, banda do Distrito Federal, além do grupo Elegante & La Imperial e do DJ Lucho, ambos vindos do Peru.
Na sexta, os dois bares voltam a receber shows da programação paralela do Morrostock. No Agulha, a carioca Letrux faz seu quinto show em Porto Alegre no ano – ela apresentou seu novo disco, Em Noite de Climão, em duas noites no mesmo Agulha, em show intimista no Teatro Unisinos e na abertura dos norte-americanos do Animal Collective, no Opinião. Já no OCulto, mais um evento triplo: The Baudelaires, do Pará, Confeitaria, de Minas Gerais, e Machete Bomb, do Paraná, tocam a partir das 22h. No sábado, a atração é a mineira Bia Ferreira, que ganhou notoriedade com seu misto de blues e jazz de letras politizadas, principalmente sobre a questão racial.
O nome mais esperado da programação, no entanto, desembarca em Porto Alegre só na próxima terça-feira: Donita Sparks (guitarra e vocal), Suzi Gardner (guitarra e vocal), Dee Plakas (bateria) e Jennifer Finch (baixo) vem à Capital pela primeira vez com seu L7, após 33 anos de uma carreira que foi interompida em 2001 e retomada em 2014. Com duas músicas novas – I Come Back to Bitch, que ganhou um videoclipe com ares de produção caseira, e Dispatch From Mar-a-Lago, espécie de hino anti-Trump –, as já cinquentonas riot grrrls trazem ao palco do Opinião sua sonoridade agressiva, sua performance enérgica e seu discurso feminista em show realizado em parceria com o festival Vênus em Fúria. Além de Os Replicantes e Bloody Mary Una Chica Band, que fazem os shows de aberta, a noite terá a discotecagem de Camila Kehl.