Trazendo toda sua fúria sonora e angústia nas letras, a banda americana At The Drive In se apresenta neste domingo (18), no Opinião, às 21h. Pela primeira vez em Porto Alegre, o grupo vem à Capital gaúcha embalado pelo disco mais recente, Interalia, lançado em 2017 – primeiro álbum da banda em 17 anos. Os ingressos no primeiro lote custam de R$ 100 a R$ 160 e estão disponíveis no site blueticket.com.br.
Formado em 1994, em El Paso, no Texas, o At The Drive In se consolidou como um dos principais nomes do post-hardcore (gênero derivado do hardcore que combina a intensidade sonora do estilo com uma temática de maior introspecção emocional). Com inspiração de nomes da cena underground americana (principalmente Fugazi), o primeiro disco da banda, Acrobatic Tenement, saiu em 1996. A afirmação do grupo chegaria em 1998, com In/Casino/Out. No segundo álbum, a banda passou a apresentar uma estrutura sonora mais ambiciosa, incrementada em alguns momentos com elementos latinos.
O prestígio veio com Relationship of Command, em 2000. Ao reproduzir a explosão sonora de seus shows, o disco representa o auge do At The Drive In: impulsionada pelo single One Armed Scissor, a banda passou a ser mais visada pela mídia – nessa época, o grupo realizou uma performance histórica e selvagem no talk show do David Letterman. Relationship of Command foi apontado pela revista britânica Kerrang! como o 37º disco mais influente de todos os tempos e pela NME como 12º melhor álbum dos anos 2000.
Com o sucesso do terceiro disco, o At The Drive In sucumbiu. Separados, os integrantes do grupo se dedicariam a outros projetos – como The Mars Volta, formado por Cedric Bixler (vocalista) e Omar Rodríguez (guitarra) e Sparta, com Jim Ward (guitarrista) e Tony Hajjar (baterista). Após reuniões para shows esporádicos, o At The Drive In retornaria em definitivo em 2017 com o disco Interalia, com singles como Governed by Contagions, Inucrably Innocent e Hostage Stamps.
Além de Cedric, Omar e Hajjar, completam a atual formação do At The Drive In Keeley Davis (guitarra) e Paul Hinojos (baixo).