Celebrando 30 anos do álbum Psicoacústica, o Ira! se apresenta hoje em Porto Alegre com sessão dupla no Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80), nesta sexta-feira (19), às 19h e às 21h. Nasi (voz) e Edgard Scandurra (guitarra), integrantes fundadores da banda paulista, dividem o palco com Daniel Rocha (baixo), Evaristo Pádua (bateria) e Johnny Boy (teclados). Em entrevista à Rádio Gaúcha, Edgard e Nasi contaram a história por trás da música Receita Pra Se Fazer Um Herói, que foi descoberto anos mais tarde ser de autoria de um famoso poeta angolano.
— Um amigo meu do quartel me deu essa letra, oferecendo pra eu fazer uma música. Aí eu fiz a Receita Para Fazer um Herói e entrou no disco. Eu quis ser super honesto com o cara, dizendo que quem escreveu essa música tinha sido um amigo meu, o Esteves. Aí ele me ligou, porque eu tinha inclusive colocado no disco uma mensagem para ele na contracapa "Esteves cadê você?". A gente queria que ele entrasse em contato. Um dia tocou o telefone na minha casa e era o Esteves dizendo que ficou feliz ao saber da música, mas que tinha registrado a letra em um livro em Portugal e não permitiria jamais ela virar uma música. Dias depois ele me ligou e pediu 5 mil reais pra não falar mais nisso. Aí saiu uma carta na Revista Bizz de uma fã indignada, perguntando como que o Ira! pegou a música do grande compositor, poeta angolano Reinaldo Ferreira, ela questionava "como vocês tem coragem de roubar a letra dele e ainda falar que é desse tal de Esteves". Aí a gente descobriu que a letra era desse cara importante e não tinha nada a ver com o Esteves — contou Scandurra.
Em seguida, Nasi afirmou que eles conseguiram a autorização da família do poeta, que não fez questão de pedir nem mesmo direitos autorais da letra.