Para uma banda que baseou boa parte da exitosa carreira em músicas dançantes e cheias de groove – muitas vezes produzidas por equipamentos eletrônicos –, sair em turnê com um projeto acústico pode ser algo arriscado. Foi o que decidiu fazer, há exatamente um ano, o Jota Quest.
Neste sábado, no Araújo Vianna, a banda liderada por Rogério Flausino chega à marca de 50 shows da nova fase, justamente na data em que comemora um ano da gravação do DVD. A turnê, que estreou em Porto Alegre, no mesmo Araújo Vianna, em setembro do ano passado, deu mais certo do que o esperado e, de acordo com o vocalista, tem tudo para durar ainda muito tempo.
– Quando uma turnê dá certo, dura mais de dois anos. Sinto que o acústico se encaminha para isso. Estamos tocando com muito prazer, vivendo uma onda boa. – conta Flausino, por telefone, de certa forma surpreso com o impacto da nova fase: – Era um desafio, nunca tínhamos feito, e foi um projeto difícil de fazer. Demoramos sete meses para concluir, mas, quando tocamos, a reação da plateia foi sempre uma loucura. Acho que vamos fazer este show por muito tempo, ainda.
O repertório do espetáculo começa quase como um voz e violão: as principais baladas da banda estão contempladas, como Dias Melhores, O Que Eu Também Não Entendo e Amor Maior. Em seguida, o funk característico do grupo mineiro dá as caras, em faixas como Na Moral e Mandou Bem.
A apresentação acaba no alto, como um bom show de rock, com os músicos em pé tocando hits como De Volta ao Planeta, As Dores do Mundo e Do Seu Lado.
– O que era dançante procuramos deixar ainda mais dançante. No que era mais suave demos um clima sentimental – explica Flausino, ressaltando as consequências de pesquisar o próprio repertório: – Quando você mexe no seu baú, começa a revisitar as ideias que teve, a pensar nos motivos de ter composto tal música. Já acorda o bicho da composição que temos.
Para o show de amanhã, restam apenas ingressos para plateia alta central, já em terceiro lote, à venda pelo site uhuu.com.br. O valor promocional, mediante doação de 1kg de alimento, custa R$ 120.