Não é de hoje que as letras sexualizadas de funk geram polêmicas e recebem críticas – sobretudo de movimentos feministas. Desta vez, o alvo das redes sociais é MC Diguinho, cantor até então pouco conhecido do público. Por sua faixa Só Surubinha de Leve, o músico está sendo acusado de fazer apologia do estupro.
Na letra, Diguinho convida os amigos para uma festa e, no refrão, diz "taca a bebida, depois taca a pica e abandona na rua". A música chegou a ocupar o primeiro lugar nas faixas virais do Brasil no serviço de streaming Spotify e ficou entre as 10 no mesmo ranking mundial. Nesta quarta-feira (17), foi criada uma petição pedindo que o Spotify retire a música do seu acervo. Pouco mais de sete mil pessoas já assinaram o requerimento.
– Uma obra que estimula a violência e desvalorização das mulheres não merece ser divulgada ou compartilhada amplamente, sem uma devida restrição ou indicação de idade – diz o texto de descrição. A publicação ainda defende o funk como uma manifestação cultural que merece ser respeitada, mas "devemos manifestar nossa tristeza ao encontrar um conteúdo como esse".
Se buscada manualmente, Só Surubinha de Leve ainda aparece no Spotify e ainda é possível executá-la.
Atacado em suas redes sociais, o artista não se manifestou sobre o caso. Em uma conta de Instagram criada no último dia três, vem anunciando desde segunda-feira (15) o lançamento do clipe, previsto para ir ao ar nesta quarta, às 21h, no YouTube.
No meio desta tarde, o Spotify finalmente pronunciou-se sobre o tema. O serviço afirmou que vai retirar a música do ar.
Abaixo, confira a nota na íntegra.
"O catálogo do Spotify é abastecido por centenas de milhares de gravadoras, artistas e distribuidoras em todo o mundo. Eles são devidamente avisados sobre nossas diretrizes e são responsáveis pelo conteúdo que entregam.
Desta forma, informamos que contatamos a distribuidora da música "Só Surubinha de Leve" a respeito do ocorrido e fomos informados que a faixa será retirada da plataforma nas próximas horas, uma vez que o tema foi trazido à nossa atenção.
A música está atualmente no Top Viral pois teve um pico de consumo nos últimos dias."