Celebrando a diversidade e a liberdade, com música e comunhão com a natureza, o festival Morrostock será realizado de hoje a domingo, no Balneário Ouro Verde, em Santa Maria. Em sua 11ª edição, o evento terá como destaque a icônica banda Os Mutantes, que conta com apenas Sérgio Dias da formação original.
Inspirado no lendário festival de Woodstock, o evento foi realizado aos pés do Morro Ferrabraz, em Sapiranga, durante oito edições. Em 2015, foi sediado em Capela Santana, no Vale do Caí. Desde o ano passado, mudou-se para Santa Maria. Além disso, teve duas edições extras: uma celebração de Ano-Novo em Marau, em 2015, e outra nas Paralimpíadas do Rio, em 2016.
Este ano, o festival reúne 44 atrações musicais de diferentes ritmos e localidades do Brasil – como Boogarins (GO), Selvagens à Procura da Lei (CE), Francisco, El Hombre (SP e México), Ventre (RJ), The Outs (RJ) – além de nomes internacionais, vide El Sonidero & Fanfarria Insurgente (Argentina), Les Deuxluxes (Canadá), Colleen Green (EUA), Milongas Extremas (Uruguai), Tambor Beat (Argentina). Também haverá atrações estaduais como Dingo Bells, Baby Budas, Alpargatos, Thiago Ramil, entre outros.
O Morrostock vai além das atrações musicais e irá promover teatro, feiras, debates e oficinas variadas. As opções são muitas: bambolê e círculos mágicos, bioenergética, confecção de filtro dos sonhos, boomergangs, ginecologia natural, introdução a compostagem doméstica, malabarismo, oficina do despertar, além de ioga e tenda de pintura corporal.
Três destaques das atrações musicais
Boogarins
Com seu rock psicodélico hipnotizante e experimental, a banda de Goiânia já circulou por festivais renomados, tanto nacionais quanto internacionais: Rock in Rio Lisboa, Primavera Sound, Porão do Rock, Bananada, Lollapalooza e South by Southwest. Formado em 2012, o grupo já lançou três discos de estúdio: As Plantas Que Curam (2013), Manual (2015) e Lá Vem a Morte (2017), além do álbum ao vivo Desvio Onírico (2017), com quatro registros de performances da Boogarins ao redor do mundo em 2016. O grupo é composto por Fernando "Dinho" Almeida Filho (voz e guitarra), Benke Ferraz (guitarra e sintetizadores), Raphael Vaz Costa (baixo) e Ynaiã Benthroldo (bateria).
Francisco, El Hombre
Um dos novos destaques do cenário indie nacional, o grupo é multicultural, sendo formado pelos irmãos mexicanos radicados no Brasil Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte e pelos brasileiros Andrei Martinez Kozyreff, Rafael Gomes e Juliana Strassacapa. A banda mistura influências da música regional local com pop latino, letras com sotaque em espanhol e crítica ao momento político e social do Brasil. O disco de estreia, Soltasbruxa, foi lançado ano passado. É desse álbum a faixa Triste, Louca ou Má, que está na trilha sonora da novela O Outro Lado do Paraíso. Presença constante nos principais festivais independentes do Brasil, a banda já se apresentou em diferentes países da América Latina: Uruguai, Chile, Argentina, México e Cuba – cuja turnê no país caribenho será registrada no documentário #VaiPraCuba, ainda sem data de lançamento.
Selvagens à Procura da Lei
Formado em Fortaleza, em 2009, o quarteto cearense formado por Rafael Martins (vocais e guitarra), Gabriel Aragão (vocais e guitarra), Caio Evangelista (baixo) e Nicholas Magalhães (bateria) já foi apontado por Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial, como uma das bandas responsáveis pela renovação do rock nacional. Até o momento, o grupo tem três discos lançados: Aprendendo a Mentir (2011), Selvagens à Procura de Lei (2013) e Praieiro (2016). Originalmente, a banda tem influências de nomes como The Strokes, Arctic Monkeys e Jack White, mesclando com suas referências da MPB, da música nordestina e do rock brasileiro dos anos 1980. Em seu último disco, suas composições flertam com estilos como reggae, funk, disco e xote.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO MUSICAL
PALCO PACHAMAMA
Sexta
- 21h – Geringonça
- 22h20min – Cuscobayo
- 23h40min – Rinoceronte
- 1h – Selvagens à Procura da Lei
- 2h20min – Dingo Bells
- 3h40min – The Outs
- 4h50min – Cartolas
Sábado
- 16h – Bloco da Laje
- 17h – Estrela Leminski e Teo Ruiz
- 18h – Paola Kirst
- 19h – Mulamba
- 22h30min – Mutantes
- 00h30min – Ventre
- 1h45min – Les Deuxluxes
- 3h – Hierofante Púrpura
- 4h15min – Tagore
Domingo
- 14h – Tamboor Beat
- 15h15min – Boogarins
- 16h30min – Francisco, El Hombre
- 17h45min – El Sonidero y Fanfaria Insurgente
PALCO PACAL
Sexta-feira
- 19h30min – The Césaros
- 20h15min – Alpargatos
- 21h50min – Baby Budas
- 23h10min – Sterea
- 00h30min – Groupies do Papa
- 1h50min – 3D
- 3h10min – Love Chaleira
Sábado
- 11h30min – Devilish
- 12h15min – TransNeptunia
- 13h – Cactus Flor
- 13h45min – Bordines
- 14h30min – My Magical Glowing Lens
- 15h30min – Akeem
- 21h – Joe Silhueta
- 21h45min – Bardos da Pangeia
- 00h00 – The Shorts
- 1h15min – Musa Híbrida
- 02h30min – Snow Twins
- 03h45min – Mar de Marte
Domingo
- 11h30min – Nino
- 12h15min – Luis&Anas
- 13h15min – Thiago Ramil
- 14h45min – Caramuru e Julião
- 16h – Collen Green
- 17h15min – Milongas Extremas
MORROSTOCK 2017
- De sexta a domingo, no Balneário Ouro Verde (Estr. Mun. Norberto José Kipper, s/nº), em Santa Maria.
- Ingressos: no 2º lote a R$ 200 solidário (disponível a todos mediante entrega de 1kg de alimento no local). A entrada garante acesso aos três dias de shows, apresentações teatrais e oficinas, e a toda estrutura de camping do Balneário Ouro Verde.
- Pontos de venda: Café Cristal (Doutor Alberto Pasqualini, 139, em Santa Maria), Back in Black (Shopping Total), Marquise 51 (Cristóvão Colombo, 51) e pelo site sympla.com.br/morrostock.
- Mais informações sobre a programação e excursões no site oficial do evento.