Os músicos Erick Endres e Naum Gallo, que tocaram na Festa Nacional da Música no sábado, no Parque da Redenção, em Porto Alegre, tiveram uma guitarra e um baixo furtados durante o evento. De acordo com o relato dos músicos, que publicaram textos em suas redes sociais, os instrumentos teriam sido levados de dentro do camarim.
Erick Endres, que lançou seu segundo disco há menos de um mês, foi atração dupla do festival, que teve sua programação adiada para o sábado por causa da chuva que tomou conta de Porto Alegre nos dias anteriores: abriu a programação do sábado com seu show solo, às 14h30min, e fez participação na última apresentação do dia, da Comunidade Nin-Jitsu – Erick é filho do guitarrista Fredi Chernobyl, membro da banda, e participa dos shows do grupo há algum tempo.
– Eu toquei no meu horário, levei as coisas para o camarim, que era coletivo, e fui assistir ao resto dos shows. De tempo em tempo, eu ia no camarim, e minhas coisas estavam sempre ali. Mochila, pedais, duas guitarras, o baixo do Naum, que tocou comigo, e as coisas de todo mundo, de todas as bandas. Às 19h, peguei minha outra guitarra para tocar com a Comunidade e o Naum subiu no palco comigo para assistir ao show ali em cima. Quando voltamos, minha guitarra e o baixo do Naum não estava mais ali – conta o músico, que explica a importância do seu instrumento: – É o meu xodó, a guitarra que uso em 110% dos meus shows, que usei para gravar os dois discos. Nem é pelo dinheiro, mas pela importância desses instrumentos.
Erick diz que um boletim de ocorrência sobre o episódio já foi feito. A produção da Festa Nacional da Música teria sido avisada e garantido ressarcimento aos músicos caso os instrumentos não sejam encontrados. Nas publicações nas redes sociais, os músicos dão detalhes sobre os instrumentos roubados.
Segundo Fernando Vieira, produtor do evento, "o camarim era coletivo, com mais de 15 bandas que se apresentaram no palco.
— Essas bandas levaram produtores, familiares e empresários, o que dificultou o controle. Cada banda era responsável pelos seus instrumentos, tanto que só tivemos esse incidente em 12 anos de evento. Estamos tomando providências para ajudar os artistas lesados no episódio.