Nem mesmo a chuva impediu os fãs de Paul McCartney de irem ao Hotel Sheraton, nesta quarta-feira (11), tentar um contato com o ídolo. Não eram muitos: o número de presentes não passava de meia dúzia, mas eram apaixonados. O eterno beatle está em Porto Alegre desde a manhã desta quarta. Ele desembarcou às 11h, no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Quem estava montando vigília desde às 14h30min era Luiz Otávio Ruas de Abreu, 61 anos. O bancário aposentado planejava ficar até a meia-noite. Ele conversou com a reportagem de Zero Hora às 20h10min.
— Gosto de Beatles desde que me conheço por gente. Tudo na minha vida começou com a banda, assim como na vida de muita gente. Fui no show de 2010. Coleciono de tudo, tenho todos os discos, CD, DVD, Blu Ray etc. O que posso ter acesso, eu compro. E os filmes dos Beatles, que vi no cinema, nas matinês — destaca Otávio, fã desde 1965, de acordo com suas lembranças.
Para o aposentado, tanto Paul quanto os Beatles fazem parte de sua memória afetiva:
— Faz parte da minha vida, da minha infância. os Beatles estão sempre na minha memória afetiva. É a banda número um de todos. Tu vens há anos acompanhando a carreira do cara, passa a ser uma pessoa importante da tua vida.
No entanto, seu beatle favorito é outro:
— Vou confessar que meu ídolo maior dos Beatles é o George Harrison, acho que de muita gente também (risos). Mas depois vem o Paul, que era o mais melódico dos Beatles e o mais comercial deles todos.
Otávio lamentou que os integrantes da banda de Paul ignoraram os fãs quando foram em direção a uma van. Apenas o baterista Abe Laboriel havia o atendido mais cedo. Porém, às 22h30min, ele conseguiu autógrafos dos guitarristas Rusty Anderson e Brian Ray.
Até ao Paul nós iremos
Com um ukulele a tiracolo, o fã Lucas Cardoso Martini carregava um presente para Paul.
— Queria entregar para ele uma camiseta retrô do Grêmio, que era minha. Queria dividir minha paixão pelo Grêmio com ele. Essa camiseta que tem a minha energia, e eu gostaria passar isso para o Paul. Também tem um pequeno bilhete, dizendo que a gente o ama porque ele trouxe muito amor para mim e para a vida de muitas pessoas aqui no Brasil e no mundo todo — conta o advogado de 26 anos.
Lucas conta que admira o lado moderado de Paul:
— Ele consegue unir o rock 'n' roll ao fato de ser um Sir. Sempre teve essa coisa mais inteligente, mais temperado.
O advogado não deve ir ao show em POA desta vez por questões financeiras. Espera por um milagre até sexta. Contudo, estava presente em 2010, tendo dormido na fila para conseguir ingresso.
— Chorei muito, foi uma catarse coletiva — lembra.
Lucas estava na frente do hotel desde às 19h e saiu às 20h40min sem sucesso. Pretende tentar novamente nesta quinta.
— Onde sentir a energia do Paul, eu vou — garante.
"Maior músico vivo"
Francisco Marquetti, 20 anos, chegou às 19h45min e não tinha pressa de ir para casa. Esta quinta-feira (12) é feriado, e ele não tem sua aula de direito ou estágio.
— Isso só acontece uma vez. É o Paul! — justifica.
O estudante esperava ter um contato mais próximo do beatle ali no hotel.
— Vou estar na pista premium para vê-lo de perto. Mas lá no show é uma multidão. Aqui tem pouca gente. Aqui ele poderia olhar para mim, dar um joinha. Isso significaria muito. Pensa, o cara é o maior músico vivo. Não tem comparação, ele é tudo. Como fala um amigo da minha irmã: metade do que existe na música hoje em dia foram os Beatles que fizeram, e a outra metade foi influenciada — discorre.
Falar de Paul é um assunto que emociona Francisco.
— A música é muito importante na minha vida. Toco violão desde criança. Músicos como o Paul dão aquele incentivo para você continuar praticando — relata o estudante, embargando a voz. — Ele não é aquele músico acomodado que vai continuar fazendo show com as mesmas músicas, continua compondo. Isso que faz ele ser diferente. Nossa... — conclui, tentando achar palavras para descrever a importância do eterno beatle.
Até a publicação desta matéria, nenhum fã havia conseguido contato com o Paul. Nesta quinta-feira, eles tentarão de novo.
O segundo show de Paul na Capital gaúcha será nesta sexta-feira (13), no Estádio Beira-Rio. Previsto anteriormente para as 21h30min, a apresentação agora deve começar às 21h. O horário de abertura dos portões do estádio continua o mesmo: 17h30min.