O profissionalismo de Paul McCartney aos 75 anos é uma das qualidades que fez do beatle o gigante da cultura pop. Nem o mau tempo que desabou sobre Porto Alegre nos últimos dias impediu que ele seguisse com a agenda de ensaios que lhe é característica a cada parada da One on One Tour.
Ensaiou no Estádio Beira-Rio na noite de quinta-feira (12) mesmo com a queda d'água, e retornou ao estádio nesta sexta (13), por volta das 16h, para um ensaio mais completo e diante de um pequeno e muito privilegiado grupo de fãs. Entre os sortudos, 10 vencedores da promoção da Rádio Atlântida e estudantes do grupo de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), convidados para o grande evento.
Durante a passagem, Paul, como é recorrente nos ensaios, costuma tocar canções que não serão repetidas no repertório do show. Acompanhado dos músicos Rusty Anderson (guitarra), Bryan Ray (guitarra), Paul "Wix" Wickens (teclado) e Abe Laboriel (bateria), passou clássicos dos Beatles, como Drive My Car, Lady Madonna e Things We Say Today, além de hits da carreira solo como Coming Up — sucesso nas rádios no início dos anos 1980 — e standards do blues e do rock'n roll.
Alternou entre todos os instrumentos que costuma tocar: começou com uma guitarra Gibson Les Paul, sentou ao piano, empunhou um velho baixo Hofner e ukulele.
Ao entrar no palco, saudou os fãs que o observavam a distância, e perguntou:
— Como vocês estão para hoje?
O clima no palco era de jam session entre amigos, animada pelos gritos do público dançando a distância. Parte dos fãs viveria um momento de sonho em seguida, encontrando com o ídolo no camarim.