Show, concerto, recital ou simplesmente "apresentação"? O violonista Felipe Azevedo não sabe, mas garante que será um tributo às cordas. Ele vai honrar a música popular brasileira autoral com violões de seis e sete cordas; Fernando Mattos retornará à música ibérica e renascentista com craviola e oud árabe; Giovani Capeletti viajará pela música flamenca de Paco de Lucía e de sua autoria com um violão de seis cordas, e Thiago Colombo apresentará também nas seis cordas composições próprias dentro de uma pesquisa com a música latino-americana.
Depois de casa lotada e fila de espera no dia 4 de junho, o Balaio de Cordas ganhará segunda edição neste domingo (16/7), às 20h, no Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22), com couvert artístico a R$ 30. As reservas devem ser feitas pelo fone (51) 99880-7689.
É a retomada, em novo espaço, de uma iniciativa que Azevedo apresentou durante o segundo semestre de 1999 na Casa Coletânea, no Bom Fim. A cada domingo, um músico ou grupo exibia um repertório com os mais diversos instrumentos de cordas.
– Devido à lotação, fazíamos duas ou três sessões, tal era a forma como as pessoas se relacionavam com o projeto – recorda.
O insight para a retomada veio de uma participação de Azevedo no recital Cantos do Sul da Terra, de Demétrio Xavier, no Café Fon Fon, ambiente que lhe remeteu imediatamente à atmosfera do antigo Balaio de Cordas:
– O que me cativou foi a cultura que o Café Fon Fon conseguiu construir. É um café, pub e bar, mas na hora do show vira um teatro, pois a acústica é excelente, o ambiente é acolhedor e a plateia se envolve completamente.
Já no projeto-piloto de junho, o músico notou que o novo Balaio ganhou naturalmente um tom "didático sem ser chato" pela atuação dos quatro músicos como professores: em suas apresentações, eles acabam contando um pouco da história dos instrumentos. Azevedo garante que essa não era a pretensão, mas o aspecto pedagógico deverá se manter. Para a próxima edição, pretende convidar outros três com essa característica.
Na reunião de bambas desse domingo, faltará apenas uma jam com os quatro ao final. A ideia, claro, foi levantada, mas devido a aulas, viagens e outras atividades os músicos não encontraram agenda em comum.
– Mas com certeza nos encontraremos no domingo no Fon Fon – garante Azevedo.
BALAIO DE CORDAS – 2ª EDIÇÃO
Neste domingo (16/7), às 20h.
Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22), em Porto Alegre.
Couvert: R$ 30.
Reservas devem ser feitas pelo fone (51) 99880-7689.