O POA Jazz Festival ainda nem começou, mas Porto Alegre já começa a sentir o clima do evento, que chega à terceira edição e se consolida no calendário cultural do Estado. Nesta sexta, Rodolfo Stroeter, André Mehmari, Nailor Proveta e Tutty Moreno, quatro dos mais talentosos instrumentistas do país, reúnem-se no Instituto Ling (João Caetano, 440) para um dos shows de lançamento do festival, que ainda não teve as atrações divulgadas.
Em 1998, o baterista Tutty Moreno convocou um quarteto de peso para gravar Forças d'alma, CD com composições de músicos como Dorival Caymmi e de artistas contemporâneos. Faziam parte da escalação o pianista André Mehmari, à época com 19 anos; o saxofonista, clarinetista e arranjador Nailor Proveta, líder da Banda Mantiqueira; o contrabaixista Rodolfo Stroeter, fundador do grupo Pau Brasil; e ainda a compositora, violonista e intérprete Joyce Moreno. Marco do chamado jazz instrumental brasileiro, Forças d'alma é a base da apresentação que Moreno traz a Porto Alegre nesta sexta – apenas Joyce, do time original, não subirá ao palco.
Leia mais:
Angela Maria se apresenta só com violão em show na Capital no domingo
"Me considero gaúcho", diz brasiliense Tiago Iorc
Wilco vem ao Brasil com novo disco folk e introspectivo
No show, o quarteto deve apresentar reinterpretações de clássicos como Só louco, João Valentão, A lenda do Abaeté e A vizinha do lado, de Caymmi. A apresentação de Stroeter, Mehmari, Proveta e Moreno faz parte do POA Jazz Festival Continuum, que já trouxe à Capital, em 28 de agosto, o baixista israelense Omer Avital – outros shows serão marcados até o fim do ano. Além do Continuum, os organizadores do POA Jazz Festival promoverão, até dezembro, o POA Jazz Jam, no bar Sgt. Peppers, em que o foco é o improviso (até agora, há quatro datas marcadas, entre 14 de setembro e 7 de dezembro).
As datas das atrações do Continuum independem da programação oficial do POA Jazz Festival, que será de 21 a 23 de outubro, no BarraShoppingSul.
Rodolfo Stroeter, André Mehmari, Nailor Proveta e Tutty Moreno
Sexta-feira, às 20h.
Instituto Ling (João Caetano, 440).
Ingressos: R$ 40, à venda no local ou no site institutoling.org.br.