O guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, testemunhou nesta quarta-feira (15/6) em julgamento sobre violação de direitos autorais. Ele é acusado de roubar uma sequência de acordes que aparece na clássica canção Stairway to heaven, composto em 1971.
Aos 72 anos, o músico esteve no banco de testemunhas no segundo dia do julgamento, em um tribunal de Los Angeles. A acusação é de que o grupo de rock britânico roubou os acordes iniciais de Stairway to heaven da canção instrumental Taurus, gravada em 1967 pela banda Spirit.
Leia mais:
Julgamento por plágio de "Stairway to heaven" começa
Led Zeppelin é acusado de plágio por "Stairway to heaven"
Membros do Led Zeppelin são julgados por suposto plágio
Segundo informações da revista Rolling Stone, Page confirmou ter o disco homônimo do Spirit, que inclui "Taurus", lançado em 1968, mas que jamais havia o escutado. Só há pouco tempo o guitarrista teria descoberto que o álbum fazia parte de sua coleção, que conta com mais de 10 mil discos de vinil e CDs.
"Para ser honesto, posso ter comprado (o álbum) ou ter ganho" afirmou Page, sob juramento. Ele alegou nunca ter ouvido falar de Taurus, até que "algo apareceu na internet – havia um barulho em torno da comparação (entre Taurus e Stairway) há alguns anos. Meu genro me trouxe isso, eu não lido com internet, então ele me mostrou. Quando eu ouvi a parte instrumental do início, percebi que eu nunca a tinha ouvido antes... Quando começou, fiquei confuso com a comparação... (Pensei ) "O que isso tem a ver com Stairway?".
A ação judicial foi apresentada por Michael Skidmore, testamenteiro do falecido Randy Wolfe, guitarrista do Spirit e compositor de Taurus, morto em 1997. Skidmore quer que o nome de Wolfe seja acrescentado aos créditos de Stairway to heaven e que uma indenização seja paga.