Toda semana, um jornalista do Grupo RBS irá compartilhar na seção O que Estou Lendo a sua paixão por livros por meio de dicas do que estão lendo no momento.
Aos sete anos, quando ficou doente e precisou enfrentar seis dias sem comer e um mês de repouso, em 1950, Drauzio Varella vivia um Brasil que não vacinava as crianças. Mais tarde, pegou o diploma de médico em 1967, em meio à ditadura militar, quando já trabalhava como professor de cursinho para pagar as contas.
São muitas as histórias dos quase 60 anos de carreira relatadas em O Exercício da Incerteza – Memórias (2022). “Quanto mais velho e experiente fico, mais dúvidas carrego”, alerta ele ao falar da culpa que envolve a profissão.
Em uma prosa que vai e vem entre os avanços científicos e as experiências pessoais, o médico-comunicador aborda a queda dos índices de mortalidade infantil, o surgimento da aids, a revolução advinda da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o crescimento da população idosa, a burocracia por trás dos planos de saúde e muitas outras questões que passam pela medicina — mas dizem principalmente respeito ao funcionamento da sociedade.
O trunfo de Drauzio fica por conta da facilidade de discorrer sobre temas complexos como se estivesse conversando com o leitor na mesa de um bar.
O Exercício da Incerteza
- De Drauzio Varella.
- Companhia das Letras.
- 296 páginas.
- R$ 74,90 o livro impresso.