Morreu nesta segunda-feira (12), aos 78 anos, o escritor Márcio Souza. Mais conhecido pelo romance Mad Maria, o amazonense faleceu após sofrer um infarto.
A morte foi informada pelo jornal A Crítica e confirmada pelo governo do Amazonas ao Splash. O portal também afirma que o escritor tinha diabetes.
Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.
Obra
Com produções que, majoritariamente, falavam sobre a Amazônia, Souza ganhou destaque quando Mad Maria foi adaptado pela Globo, em 2005. Dirigida por Benedito Ruy Barbosa, a minissérie sobre a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré contou com nomes como Tony Ramos e Antônio Fagundes no elenco.
Como autor, Márcio também assinou Amazônia Indígena; A Caligrafia de Deus; Operação Silêncio; Galvez, o Imperador do Acre; O Fim do Terceiro Mundo; e Lealdade - obra pela qual recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte em 1997.
Além disso, atuou como dramaturgo, sendo responsável por peças como A Paixão de Ajuricaba e As Folias do Látex. No cinema, dirigiu o filme A Selva (1970).
Trajetória
Nascido em Manaus, Márcio Souza se formou em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e foi escritor residente nas universidades Stanford, Austin e Dartmouth. Também deu aulas no Exterior, sendo professor assistente na Universidade de Berkley, nos Estados Unidos.
Souza também foi presidente da Funarte e diretor da Biblioteca Nacional. Recentemente, atuava como diretor da Biblioteca Pública do Amazonas e ocupava a cadeira número 25 da Academia Amazonense de Letras.