Antes de se tornar um dos maiores apresentadores de talk show da TV brasileira, Jô Soares fez carreira como humorista e criou diversos personagens memoráveis, como Zé da Galera e Capitão Gay. Entre eles está também o Dr. Sardinha.
Criado para o programa Planeta dos Homens, que ficou no ar de 1976 a 1982, o personagem era inspirado no economista Delfim Netto, ministro da Agricultura na época. O político morreu aos 96 anos, na madrugada desta segunda-feira (12). Ele foi uma das figuras mais presentes do governo em revistas e jornais quando comandava a economia brasileira, durante a ditadura militar.
Com o bordão "Meu negócio é números", Dr. Sardinha era presidente de uma cooperativa agrícola e comentava a situação da produção no país.
— O meu humor tem sempre um fundo político, sempre tem uma observação do cotidiano do Brasil. Os meus personagens são muito mais baseados no lado psicológico e no social do que na caricatura pura e simples. Eu nunca fiz um personagem necessariamente gordo. Eles são gordos porque eu sou gordo — explicou Jô em entrevista ao Memória Globo.