O romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, é um dos finalistas do International Booker Prize, premiação destinada para obras traduzidas no Reino Unido. Intitulada como Crooked Plow, a narrativa que acompanha as irmãs Bibiana e Belonísia foi traduzida para o inglês por Johnny Lorenz.
Os finalistas foram divulgados nesta terça-feira (9). Além de Torto Arado, também concorrem What I'd Rather Not Think About, de Jente Posthuma (Holanda), Kairos, de Jenny Erpenbeck (Alemanha), Mater 2-10, de Hwang Sok-yong (Coreia do Sul), Não É Um Rio, de Selva Almada (Argentina) e The Details, de Ia Genberg (Suécia).
A premiação será realizada no dia 21 de maio, e oferece o valor de £50 mil (cerca de R$ 318 mil) ao vencedor, dividido entre autor e tradutor do livro.
Eleanor Wachtel, presidente do International Booker Prize, disse em nota que "A história dos camponeses de Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, revela uma mistura de realismo mágico e social em meio à região mais pobre do Brasil".
Torto Arado já venceu prêmios brasileiros, como o Jabuti e o Leya. Além do reconhecimento nacional, a obra também recebeu o Montluc Résistance et Liberté, troféu francês que premia produções que abordam temáticas de resistência e liberdade.