A Companhia das Letras publicou nesta quinta-feira (27) um pedido público de desculpas após todas as 28 inscrições feitas pela editora no Prêmio São Paulo de Literatura 2023 serem inabilitadas. Conforme a nota, os livros e materiais impressos não foram enviados dentro do prazo requisitado pelo edital.
A empresa cita um "erro interno" e frisa que as inscrições online foram realizadas corretamente. Apesar de o edital não permitir recurso, a Companhia das Letras afirmou que tentará fazer com que a decisão da premiação, publicada na segunda-feira (24) no Diário Oficial do Estado de São Paulo, seja revista.
"Reconhecemos que nossa falha causa impacto na carreira e na vida de nossos autores e autoras, que podem não participar de um dos mais respeitados prêmios literários do país", diz o texto. "Entendemos a gravidade da situação, sentimos muito, e garantimos que estamos conduzindo uma revisão completa de nossos processos para que falhas como essa não se repitam."
Entre os escritores que não vão poder concorrer ao prêmio estão os gaúchos Carol Bensimon, autora de Diorama, e Jorge Furtado, de As Aventuras de Lucas Camacho Fernandez, além de Marcelo Rubens Paiva, com Do Começo ao Fim, Ruy Castro, com Os Perigos do Imperador, Ricardo Lísias, com Uma Dor Perfeita, e Lázaro Ramos, com Você Não É Invisível, entre outros.
De acordo com o Diário Oficial do Estado de São Paulo, as inscrições da Companhia das Letras foram consideradas inabilitadas porque o requisito de enviar 10 exemplares de cada obra concorrente não foi cumprido. Também consta que não foram enviadas as fichas de registro e os comprovantes da inscrição online.
Leia o pronunciamento da Companhia das Letras na íntegra:
A Companhia das Letras vem a público expressar seu mais sincero pedido de desculpas aos autores e autoras que tiveram as inscrições de seus livros inabilitadas no Prêmio São Paulo de Literatura.
Por conta de um erro interno, o envio dos livros e dos materiais impressos não ocorreu dentro do prazo, embora as inscrições online — com toda a documentação necessária, incluindo PDFs das obras — tenha se dado no período proposto pelo edital.
Reconhecemos que nossa falha causa impacto na carreira e na vida de nossos autores e autoras, que podem não participar de um dos mais respeitados prêmios literários do país, e vamos fazer o possível para que essa decisão seja revista.
Entendemos a gravidade da situação, sentimos muito, e garantimos que estamos conduzindo uma revisão completa de nossos processos para que falhas como essa não se repitam.
Pedimos desculpas também a nossos leitores. Sabemos que, assim como nós, vocês vibram quando o trabalho de um autor admirado é reconhecido com um prêmio literário dessa importância.