Internado desde segunda-feira (11) no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, o poeta Luiz de Miranda, 77 anos, teve um agravamento em seu estado de saúde. O escritor está na unidade de terapia intensiva (UTI), onde necessita de auxílio mecânico para respirar e permanece sedado.
— Infelizmente, a situação da saúde clínica dele se agravou — confirma o oftalmologista e amigo José Eduardo Degrazia.
No último domingo (10), o poeta foi encontrado vagando desorientado na Rua Uruguai, no Centro Histórico. Também estava sem documentos de identificação. Miranda foi levado por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e depois foi transferido para a instituição hospitalar.
Nos últimos anos, o vencedor do Prêmio de Poesia 2001, concedido pela Academia Brasileira de Letras, passou por diversos problemas de saúde, como diabetes e hipertensão, além de uma delicada cirurgia cardíaca.
Gláucia Blanco de Miranda, casada com Paulo Cesar Fanti de Miranda, primo em segundo grau do poeta, diz que a família também não recebe informações, a não ser quando está presencialmente no hospital.
— O estado de saúde é delicado. Eles não dão notícias para nós por telefone. Talvez meu filho (Frederico) vá visitá-lo esta tarde — disse Gláucia, que vive em Nova Hartz, no Vale do Paranhana.
A reportagem de GZH entrou em contato com o Hospital São Lucas na manhã deste domingo (17). Foi informada que, em função da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nenhuma informação sobre o estado de saúde do paciente pode ser divulgada para terceiros.
Apoio
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) informou, também neste domingo, que "há algum tempo o poeta recebe acompanhamento assistencial do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A assistência social mantém contato com a assistência social do Hospital São Lucas para acompanhar o quadro clínico. Quando o poeta tiver alta será oferecida vaga em alguma casa para idosos conveniada com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc)".
Por sua vez, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) também está oferecendo assistência ao escritor, que é aposentado e natural de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Estado.