O poeta Luiz de Miranda, 76 anos, foi transferido para o Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, na noite desta segunda-feira (6). O quadro do escritor é estável e ele está consciente e internado na emergência do hospital. A informação foi confirmada pelo Instituto de Cardiologia a GZH.
– Está sendo tratada insuficiência cardíaca. Tem episódios de confusão mental, mas está estável – informou o instituto, através de sua assessoria de imprensa.
Miranda estava internado no Postão da Cruzeiro, desde a noite do último sábado (4), quando foi transferido para o instituto. Na sexta-feira (3), ele sofreu um infarto agudo e foi levado para a emergência. O poeta, então, foi medicado e seu quadro permaneceu estável, registrando falta de ar em alguns momentos, enquanto aguardava transferência para o Instituto de Cardiologia.
De acordo com a família, o escritor também está com uma infecção urinária e já iniciou o tratamento. Após reverter este quadro, é provável que o poeta passe por um cateterismo.
Natural de Uruguaiana, Luiz de Miranda tem mais de 30 livros publicados e recebeu o Prêmio de Poesia 2001, concedido pela Academia Brasileira de Letras, pelo livro Trilogia do Azul, do Mar, da Madrugada e da Ventania (2000). Entre suas obras publicadas, estão Memorial (1973), Amor de Amar (1986), Porto Alegre (1996) e Quarteto dos Mistérios, Amor e Agonias (1999).