O poeta Luiz de Miranda, 75 anos, está internado no Hospital de Pronto Socorro em Porto Alegre (HPS) desde o fim da manhã de segunda-feira (17). Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o escritor foi levado ao hospital após sofrer uma queda em via pública da Cidade Baixa e que exames constataram que ele tem estenose aórtica, um estreitamento na artéria aorta, a principal do corpo.
No momento, o quadro de Miranda é considerado crítico, mas estável. A SMS também afirma, em nota, que o hospital busca transferência para outra instituição a fim de realizar uma intervenção, como um cateterismo, para estabelecer o fluxo sanguíneo na artéria. "No entanto, o paciente ainda não tem condições de transferência, embora já tenha sido extubado (retirada a ventilação mecânica por tudo)", complementa a nota.
Natural de Uruguaiana, Luiz de Miranda tem mais de 30 livros publicados e recebeu o Prêmio de Poesia 2001, concedido pela Academia Brasileira de Letras, pelo livro Trilogia do Azul, do Mar, da Madrugada e da Ventania (2000). Entre suas obras publicadas, estão Memorial (1973), Amor de Amar (1986), Porto Alegre (1996) e Quarteto dos Mistérios, Amor e Agonias (1999).
Entre 1968 e 1978, Miranda trabalhou por períodos curtos em diversos veículos de comunicação. Envolveu-se com política e de 1990 à 1994 foi coordenador de Projetos Especiais do governo estadual.