Após promover um evento totalmente digital no ano passado, Canoas voltará a receber parte da programação de sua tradicional Feira do Livro presencialmente na Praça da Bandeira desta sexta-feira (1º) a 12 de outubro. Com mais de 90 escritores convidados, a realização será em modelo híbrido, dando ao público a opção de acompanhar as atrações gratuitamente em canoas.rs.gov.br/feiradolivro.
A programação, que pode ser conferida na íntegra no site, conta com a curadoria de Luciano Alabarse, diretor de teatro e ex-secretário da Cultura de Porto Alegre. Ele defende que a literatura representa o oposto da intolerância e do autoritarismo que vêm circulando, apresentando-se como um espaço de inteligência e sensibilidade, com palavras que ampliam o horizonte. Já o tema escolhido – “26 Letras, Infinitas Conexões” – precede-o como curador, mas lhe deu liberdade para fazer conexões com teatro, artes visuais e música.
– Acho que já não existe mais nenhum medo, nenhuma restrição de aproximar as linguagens dentro do caldeirão da literatura. Cada vez mais elas dialogam entre si – avalia ele.
Autora de livros como Negra Soul (2016) e Menina de Tranças (2018), Lilian Rocha foi eleita patrona, em decisão unânime de entidades representativas da cultura de Canoas. É a primeira mulher negra a ocupar o posto na Feira do Livro da cidade. Em sua avaliação, escritoras negras sempre foram invisibilizadas, citando como exemplo Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista brasileira, que só teve seu devido reconhecimento anos após a escrita de suas obras. Lilian vê de forma positiva a homenagem que recebe da Feira do Livro, mas indica que o debate vai além.
– É muito importante para as mulheres em geral, pois sabemos que a maior parte das pessoas no mercado editorial é de homens brancos de classe média. E não é só pelo fato de escolher negros ou não, mas reconhecer que temos uma trajetória literária, que sempre escrevemos – afirma ela.
Bônus-livro
Para abraçar a diversidade literária, a programação foi dividida em diferentes tipos de escritas: criativas, de mulheres, distópicas, negras, etc., temas que devem pautar diariamente a série de mesas-redondas Sessão Gala, que ocorre a partir das 19h em formato híbrido. Entre os convidados, estão a jornalista portuguesa Alexandra Lucas Coelho, o tradutor Caetano Galindo e os escritores Daniel Galera, Stenio Gardel, Paulo Scott e Jeferson Tenório.
A Feira do Livro de Canoas é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, que se uniu à Secretaria Municipal de Educação para apostar em uma outra iniciativa para o evento: a distribuição de 1,7 mil bônus-livros no valor de R$ 60 em 84 escolas da rede pública municipal.