O artista brasileiro Robson Rocha, 41 anos, morreu neste domingo (11) vítima da covid-19. Ele estava internado desde meados de junho no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A morte foi divulgada nas redes sociais de familiares e colegas de trabalho do quadrinista, que deixa uma filha e a esposa.
Robson ficou conhecido por seus trabalhos para a DC Comics. Ele começou a desenhar para a editora em 2010 e, desde 2016, mantinha contrato de exclusividade com a gigante dos quadrinhos.
O brasileiro trabalhou em produções importantes da chamada fase Novos 52, como Sinestro, Aves de Rapina e Batman/Superman. Também esteve por trás da produção de títulos como Lanternas Verdes da fase Renascimento DC e Dias de Horror, a primeira graphic novel da Chiaroscuro Studios.
Nas redes sociais, colegas de trabalho lamentaram a morte do artista. "Eu sinto informar que perdemos o Robson, infelizmente ele não resistiu ao covid, uma doença para qual há uma vacina. Um dos maiores artistas da nossa geração", escreveu a colorista Fabi Marques.
Kurt Busiek, premiado autor e quadrinista conhecido por seu trabalho na minissérie Marvels, de 1994, também lamentou a morte do colega de profissão: "Descanse em paz, Robson Rocha. Cedo demais. Uma perda enorme para os quadrinhos, sua família e amigos".
"Hoje, a indústria de quadrinhos perdeu um de seus maiores talentos. Eu, perdi um irmão. Robson Rocha estava destinado a ser um dos gigantes da indústria, e ele já estava a caminho de se tornar um. Eu costumava brincar com ele que seu trabalho era tão bom que chegava a ser ofensivo", comentou o quadrinista e ilustrador Marcio Fiorito.
Evan Doc Shaner, também quadrinista da DC, lamentou a morte do brasileiro e lembrou de quando conheceu o trabalho dele: "Completamente devastado por ouvir da morte de Robson Rocha. Eu vi seu material pela primeira vez com (Tom) Taylor em Superman/Batman há alguns anos e fiquei muito impressionado, mas redescobri-lo em Aquaman com Kelly Sue no último ano tem sido uma enorme alegria. (Desejo) todo o meu melhor (sentimento) para sua família".
"Sentindo muito ao ficar sabendo da morte de Robson Rocha. Nunca o conheci, mas ele foi uma grande inspiração para mim. Meus mais profundos sentimentos à sua família, amigos e fãs", escreveu Carmen Carnero, quadrinista ligada atualmente à Marvel.
"Perdemos Robson Rocha hoje, eu ainda não posso acreditar e estou tendo dificuldade para transformar o sentimento em palavras. Nós trabalhamos juntos por muitos anos e eu sinto que mal arranhamos a superfície de onde o talento dele estava chegando", disse Daniel Henriques, artista português que trabalhava com Robson na DC.