A quarentena está aí e, enquanto autoridades seguem recomendando o isolamento social como tática para diminuir os números da pandemia de coronavírus, os escritores gaúchos buscam dar à população entretenimento em casa. Foi o caso de Fabrício Carpinejar, que anunciou nessa quarta (25) que seu e-book Felicidade Incurável está de graça na Amazon.
"Fique em casa. Por você. Por mim. Por nós. Por uma questão de proteção e empatia. Para prevenir o colapso na área de saúde", escreveu em seu Facebook. "Valorizando a sua decisão e o seu momento em família, estou disponibilizando o meu livro Felicidade Incurável (Grupo Editorial Record, 269 páginas) sem custo algum."
O livro de crônicas reúne mais de 100 textos criados à luz de um sentimento de alegria que, embora sujeito a abalos momentâneos, não parece sujeito a se extinguir. Ou, como o autor coloca, é " um manifesto em defesa da simplicidade, da alegria de viver, do otimismo da vontade".
Samir Machado de Machado também resolveu disponibilizar um de seus livros de forma gratuita na Amazon: Homens Elegantes, vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura de 2017. Romance histórico, a obra é ambientada na Londres de 1760. A narrativa segue um soldado brasileiro enviado à ilha britânica pelo governo para investigar uma rede de contrabando de literatura erótica da Inglaterra para o Brasil. Uma vez envolto pelo universo libertino e LGBT+ do século 18, o rapaz se deslumbra com esta nova realidade de luxos e excessos.
"Meu trabalho, como escritor, é tentar pensar a realidade através da ficção. É só o que eu tenho a oferecer. Conversei com meu editor, colocamos o e-book de Homens Elegantes para download gratuito na Amazon", anunciou Samir em suas redes sociais. "É apenas entretenimento, mas é o que posso oferecer nesses tempos de quarentena: que, ao menos no escapismo da ficção, o Brasil pode ser salvo de um Bolsonaro."
Já Luisa Geisler disponibilizou Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente. O anúncio foi feito por ela via Instagram: "O Luzes está de graça pra Kindle. Presente de quarentena. Link na bio. Leiam, avaliem no site, recomendem se quiserem, xinguem. Mas fiquem em casa".
O livro narra a história de Henrique, jovem estudante de administração que trabalha em uma loja de conveniências em Canoas, cidade-natal da autora. Ele passa a escrever cartas para o amigo Gabriel, que está em coma. Como talvez o amigo jamais acorde para ler as cartas, o jovem fica à vontade para escrever sobre sua vida.