Dono da Livraria Palmarinca, uma das mais tradicionais de Porto Alegre, o livreiro Rui Paulo Diniz Gonçalves morreu na noite deste domingo (16), aos 68 anos. Ele estaria limpando as calhas do prédio onde funciona a livraria, na Rua Jerônimo Coelho, no Centro Histórico, por volta das 20h. Então se desequilibrou e caiu em cima do telhado de um restaurante.
Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Gonçalves fundou a Palmarinca em 1972. Inicialmente, o acervo era formado apenas com obras que seus pais mantinham em casa.
Durante o regime militar, a Palmarinca foi palco de encontros entre militantes e políticos.
Queda é investigada
O filho do livreiro, Alexandre Assumpção Diniz Gonçalves, estava ajudando o pai na limpeza das calhas no momento da queda. Ele relatou à Brigada Militar que Rui Gonçalves pisou em falso no telhado, vindo a cair. A perícia esteve no local após o incidente. O caso foi registrado como acidente de trabalho. As investigações da morte ficarão a cargo da 1ª Delegacia de Polícia.
À GaúchaZH, Alexandre disse que a família está em choque e não tem condições de se manifestar no momento. O velório de Rui começa a partir das 8h desta terça-feira (18) na capela 7 do Cemitério João XXIII (Av. Natal, 60 - Medianeira). O sepultamento ocorre no mesmo dia, às 14h.