O oitavo dia guarda um simbolismo especial no judaísmo. É quando se deve circuncidar o bebê na cerimônia conhecida como brit-milá, que representa a aliança com Deus. Foi por ocasião do brit-milá de seu terceiro neto, Rafael, no ano passado, que Nelson Sirotsky percebeu que ele mesmo inaugurava, metaforicamente, uma nova dimensão de vida.
Em 45 anos de atuação no Grupo RBS, fundado por seu pai, Maurício Sirotsky Sobrinho (1925-1986), Nelson foi de auxiliar de escritório a presidente – função que exerceu durante 21 anos. Em 2012, transferiu o comando dos negócios ao sobrinho Eduardo Sirotsky Melzer, passando a atuar no Conselho de Administração. Três anos depois, Nelson abdicou de qualquer cargo na empresa para entrar em uma fase de vida centrada nos vínculos afetivos com a família e os amigos – embora siga trabalhando, talvez ainda mais do que antes.
Para o empresário, não poderia ser outro o título do livro que registra sua trajetória, o primeiro projeto concluído no novo momento. Como escreve o próprio Nelson nas primeiras páginas, O Oitavo Dia não constitui um volume de memórias, biografia, história empresarial ou romance. É um pouco de cada uma dessas coisas. O lançamento em Porto Alegre será nesta quarta-feira (24), às 18h, na Saraiva do Shopping Iguatemi.
Tudo começou em 2015, quando, impactado pela morte da mãe, Ione, e pelo nascimento do primeiro neto, Felipe, decidiu que queria contar sua história aos sucessores. E começou a gravá-la no celular, sem a obrigação de um dia publicá-la.
– O que me veio primeiramente não foi o lado profissional, mas a ideia do ser humano, do homem que tem valores, princípios, pensamentos, crenças. Coloquei na cabeça desde o início que eu seria verdadeiro e honesto comigo mesmo – conta Nelson.
O livro começou a tomar forma com a entrada de Leticia Wierzchowski no projeto. A ideia de convidar um escritor foi sugestão de Anik Suzuki, da ANK Reputation Boutique Projects, que havia trabalhado no Grupo RBS e se tornou amiga de Nelson. O objetivo era que não fosse apenas mais um livro, mas um título inovador no segmento, como o próprio biografado. A única exigência de Nelson era que o parceiro fosse gaúcho, para estar familiarizado com a história da RBS e da família Sirotsky.
Conhecida pelo romance A Casa das Sete Mulheres (2002), que virou minissérie televisiva, entre outras obras, Leticia é uma especialista em sagas familiares. Ela mesma é descendente de imigrantes europeus que chegaram ao Novo Mundo de navio para construir uma nova vida, assim como os avós de Nelson, José e Rita. Com a verve de romancista, Leticia estruturou o livro em quatro eixos, que se alternam na narrativa.
A Árvore da Vida fala das relações familiares, incluindo cartas ficcionais destacadas em itálico nas quais a escritora imagina as vozes de pessoas que fizeram parte dessa história, sempre baseadas em fatos reais. A Chave do Cofre aborda a trajetória profissional de Nelson. O Oitavo Dia é sobre a nova fase de vida. E Autorretrato é o segmento em que Nelson escreve em primeira pessoa. Leticia explica:
– Quis fazer com que qualquer pessoa tivesse vontade de ler o livro, independentemente de conhecer a RBS ou estar interessada em negócios. É um arco narrativo de uma vida inteira.
O OITAVO DIA
- Leticia Wierzchowski e Nelson P. Sirotsky
- Biografia, Primeira Pessoa, 432 páginas, R$ 49,90 (livro) e R$ 29,99 (e-book). Lançamento em Porto Alegre nesta quarta-feira (24), às 18h, na Saraiva do Shopping Iguatemi (Av. João Wallig, 1.800).