Histórias dos líderes por trás dos grandes jornais brasileiros foram compiladas no e-book Protagonistas da Imprensa Brasileira, disponível na Amazon. O livro reúne entrevistas com 16 personalidades que marcaram a história do jornalismo brasileiro, publicadas entre 2005 e 2012 pela newsletter Jornalistas&Cia, sob o comando de Eduardo Ribeiro.
– Lançamos essa série com o objetivo de realizar entrevistas aprofundadas com os principais líderes da imprensa, os publishers. Na linha de frente de uma publicação estão geralmente os jornalistas. Quem está na retaguarda tem pouca visibilidade, não tem a mesma oportunidade de se fazer conhecer até mesmo para os jornalistas – avalia Ribeiro.
O e-book inclui entrevistas com dirigentes de grandes veículos e grupos de mídia, como Nelson Sirotsky (Grupo RBS), Otavio Frias Filho (Grupo Folha), Mino Carta (Carta Capital), Domingo Alzugaray (Editora Três e da Revista Istoé, morto em 2017), Nélson Tanure (que liderava à época Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil), Walter de Mattos Jr. (Lance!), Álvaro Teixeira da Costa (Diários Associados), Roberto Civita (Grupo Abril, morto em 2013), Thomaz Souto Corrêa (Editora Abril) e J. Hawilla (Rede TV Tem).
Também há participação de jornalistas com atuação marcante no cenário nacional, como José Hamilton Ribeiro, autor do livro-reportagem O Gosto da Guerra (1969), sobre a Guerra do Vietnã, onde perdeu uma perna ao pisar em uma mina terrestre; Alberto Dines, criador do Observatório da Imprensa; José Marques de Melo, pioneiro na pesquisa sobre jornalismo no Brasil; Audálio Dantas, destacado por sua luta em favor dos Direitos Humanos; Fernando Morais, biógrafo autor de Olga (1985) e Chatô, o Rei do Brasil (1994); e Roberto Muylaert, que já foi presidente da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e da Fundação Bienal de São Paulo.
– Na medida do possível, sempre tentava levar um convidado com perfil diferente junto comigo para a conversa, além de explorar também o lado pessoal dos entrevistados, para saber da vida familiar. Nem sempre foi possível. Tanure não permitiu que eu levasse mais ninguém e deu a entrevista acompanhado de dois assessores. O foco ficou mais voltado para a imprensa e os negócios. Com o Fernando Morais, foi engraçado. Estávamos em três entrevistadores mais um fotógrafo. Geralmente temos um roteiro de cem perguntas, para não faltar assunto. Dessa vez, fizemos a primeira, e ele já desatou a falar. Foram cinco horas em um clima de bate-papo – conta Ribeiro.
O e-book acaba de ser lançado pelo selo Jornalistas&Cia, dirigido por Fernando Soares. O projeto pretende estimular o lançamento de livros eletrônicos de jornalistas voltados para seus colegas e para o público em geral.
– O bom jornalismo está resgatando sua autoestima. Este é um momento de revalorização, em que as pessoas estão percebendo a ameaça das fake news, reconhecendo a importância de veículos confiáveis, que apontem a verdade. Os jornais estão voltando a crescer, a contratar profissionais qualificados e a assumir seu protagonismo – avalia Ribeiro.
Protagonistas da Imprensa Brasileira
De Eduardo Ribeiro (organização)
Entrevistas, Jornalistas&Cia Livros, 1.033 páginas, R$ 4,52 (exclusivo em e-book).