Delfino e a música brasileira
O longo caso de amor do romancista e cenógrafo francês Jean-Paul Delfino com o Brasil é tema de conversa às 18h30min desta terça-feira. Desde uma entrevista com o violonista Baden Powell em 1985, quando se iniciava na carreira no jornalismo, tornou-se um apaixonado pelo Brasil e pela sua cultura. Desse interesse, saíram livros como Brasil Bossa Nova (1988) e Brasil: a música (1998), considerados clássicos em francês sobre a música brasileira. Em um bate-papo com o jornalista Roger Lerina, às 18h30min no Auditório Barbosa Lessa do CCCEV (Andradas, 1.223), ele apresenta seu último livro, Suite brésilienne, e fala sobre o que motivou seu interesse pelo país e o que aprendeu em anos de pesquisa. Haverá sessão de autógrafos logo após o evento.
Os clássicos de Verissimo
A oficina literária Santa Sede, liderada anualmente pelo escritor Rubem Penz, homenageia na Tenda de Pasárgada, em frente ao Memorial do Rio Grande do Sul, o cronista Luis Fernando Verissimo. Em ocasião dos 80 anos do cronista gaúcho, escritores que já passaram pela oficina literária comentam seus livros favoritos e leem textos memoráveis como tributo ao criador de As cobras, As aventuras da família Brasil, O analista de Bagé e tantos outros personagens queridos do público. O encontro começa nesta terça-feira, às 18h30min.
Leia mais:
Resenha do dia: 60 poetas trágicos, de Sergio Faraco
Encontro na Feira do Livro com colunistas de ZH defende a canção como gênero literário
Confira especial com mapa e destaques da Feira
Novo instituto para a literatura
A escritora porto-alegrense Maria Dinorah, a primeira mulher a assumir o posto de patrona da Feira do Livro de Porto Alegre, em 1989, dá nome a um instituto cujo mote será fomentar a literatura. As premissas do Instituto Maria Dinorah (Imadin), serão apresentadas pelas fundadoras Carmen Prado Nogueira e Patrícia Pitta a partir das 19h desta terça-feira no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul (Sete de Setembro, 1020 – 1º andar). A extensa obra da gaúcha, famosa principalmente pelos livros destinados ao público infantojuvenil, será tema de mesa-redonda com os escritores Caio Riter e Marô Barbieri.
SESSÕES DE AUTÓGRAFOS:
Bichológico
Paula Taitelbaum
Voltado para um público a partir dos três anos, o livro infantil mostra como as formas geométricas podem dar vida aos animais. Piu, 56 páginas, R$ 35.
Quando: terça-feira, às 19h
Local: Praça da Alfândega
A vida louca da MPB
Ismael Caneppele
Na obra, Caneppele destaca as relações de 17 músicos e compositores brasileiros – como Carmen Miranda, Vinicius de Moraes e Tim Maia – com o abuso de substâncias variadas, não apenas o álcool. LeYa, 272 páginas, R$ 34,90.
Quando: terça-feira, às 20h
Local: Praça da Alfândega