— Eu tento ir, pelo menos, duas vezes por ano para Porto Alegre, porque foi o primeiro lugar fora do Rio de Janeiro aonde eu fui fazer piada. É sempre muito importante para mim estar no Rio Grande do Sul — garante o humorista Yuri Marçal, que se recorda com carinho de sua apresentação em 2018, na Casa de Cultura Mario Quintana, ainda no começo de sua carreira.
Acostumado a fazer shows em bares de comédia no Estado e em espaços pequenos, o artista carioca, que foi ganhando cada vez mais destaque no decorrer dos anos, tinha planos de entregar para o público gaúcho um show maior, acompanhando o seu próprio crescimento como comediante. Foi quando ele ficou sabendo da existência do Auditório Araújo Vianna e decidiu que seria o local perfeito para trazer o seu novo show, Me Perdi no que Eu Tava Falando, para Porto Alegre.
A apresentação ocorre neste domingo (19), a partir das 20h (veja detalhes sobre ingressos ao final do texto), e será alusiva ao Dia da Consciência Negra — celebrado nesta segunda-feira, dia 20 de novembro. O carinho de Marçal pelo Estado, conforme demonstrado no começo do texto, fez com que ele preparasse piadas exclusivamente para o público gaúcho, buscando presentear a plateia com momentos únicos.
— O pessoal de Porto Alegre abraça muito a ideia do meu show. E vamos ter piadas com temática local, racial, falar de religiões. A ideia era que o show fosse na semana da Consciência Negra justamente para que a galera preta da cidade, que curte o meu trabalho, sinta-se representada além do humor, além das piadas. Que se sinta em um espaço com outras pessoas que têm histórias parecidas — explica o humorista.
Segundo o artista, o objetivo do show é mesclar humor com acidez e irreverência, retratando as mudanças que a comédia gerou em sua vida, bem como os novos rumos que tem seguido com sua família. Recentemente, o humorista gravou o seu segundo especial para a Netflix — o primeiro, intitulado Ledo Engano, estreou no ano passado, recebendo elogios por parte do público.
Com apenas 30 anos e quase 3,5 milhões de seguidores em suas redes sociais, Marçal comemora a boa fase e a rápida ascensão às cabeças da comédia nacional. Segundo ele, além da alegria de poder fazer o que gosta, é ainda mais gratificante produzir conteúdo que ele próprio gosta de consumir.
— E é muito legal receber os feedbacks, as pessoas dizendo que é importante esse tipo de comédia, que tem que ter também. Então, é até emocionante viver esse tempo da comédia stand-up, poder estar inserido nisso e ter pessoas notando seu show. Quando eu paro e olho de fora, bate um quentinho no coração — conta o humorista.
Ator premiado
A ligação de Yuri Marçal com o Rio Grande do Sul ficou ainda mais estreita no último mês de agosto. O artista venceu o Kikito de melhor ator coadjuvante no 51º Festival de Cinema de Gramado por sua atuação em Mussum: O Filmis (2023), em que interpretou a versão jovem do protagonista. No total, a produção saiu do evento da Serra Gaúcha com seis Kikitos e uma menção honrosa.
— Foi emocionante demais vencer o Kikito. Eu nunca tinha nem ido ao Festival, nem a Gramado. E o filme é um marco na minha vida e no cinema nacional, com as pessoas dizendo que estão amando. Pude viver um cara que eu era absurdamente fã e virei mais ainda depois de conhecer a história além do Mussum, a do Antônio Carlos. Então, está sendo sensacional. Eu falo toda vez que estou vivendo um sonho — ressalta Marçal.
Desta forma, o artista espera que o sucesso que Mussum: O Filmis está fazendo pelas salas de projeção do Brasil inteiro ajude a abrir as portas para outros produtos do cinema nacional e, também, para si próprio como ator — profissão que ele exerce desde antes da comédia, tendo formação em teatro e TV pela Escola de Atores Wolf Maya.
— Antes do Kikito, antes do Festival, eu já tinha a ideia de voltar a atuar, de fazer uns testes. E aí veio Mussum, que tem muito de drama e, depois de toda a resposta positiva, mostrou que, sim, eu preciso voltar a atuar. Vou procurar as oportunidades para atuar e, apesar de ser muito difícil, conciliar com o stand-up, que é o grande amor da minha — declara o ator premiado.
Yuri Marçal em "Me Perdi no que Eu Tava Falando"
- Neste domingo (19), às 20h, no Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre. Classificação: 16 anos.
- Ingressos a partir de R$ 80 (inteira) ou R$ 45 (solidária, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível).
- Pontos de venda (sem taxa): Planeta Surf Bourbon Wallig (Av. Assis Brasil, 2.611 – Loja 249) e bilheteria do Araújo Vianna, aberta somente no dia do evento, duas horas antes do início do show. Ponto de venda (com taxa): na plataforma Sympla.
- Desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante e acompanhante.