Após quase 17 anos, o Teatro Novo DC – Sala Carmen Silva foi fechado. Localizado no DC Shopping, na zona norte de Porto Alegre, o espaço era administrado pela Companhia Teatro Novo. Porém, o contrato de locação com a companhia encerrou-se em dezembro, e o centro comercial não renovou com a companhia.
Fundado em agosto de 2001, o Teatro Novo DC foi idealizado pelo diretor e dramaturgo Ronald Radde. Com a morte de Ronald em 2016, sua filha, Karen Radde, passou a administrar o espaço. Foi ela quem informou a saída da companhia do local em uma publicação no seu perfil do Facebook.
"O Teatro Novo está de saída do DC Shopping. Não é interesse de quem detém a propriedade do espaço em ser parceiro do Teatro Novo. O que não é dito aqui com rancor, somente com a visão de que um ciclo chegou ao fim", escreveu.
No comunicado, Karen Radde ressaltou que ainda não estão definidos os próximos passos da companhia: "Independente do que o futuro reservar, o Teatro Novo fez história e já se tornou eterno. Com uma necessidade de olhar para dentro, sacudir a poeira e pensar no futuro com responsabilidade, informará assim que possível os próximos passos dessa linda história".
Novo espaço cultural
Segundo a assessoria do DC Shopping, a ideia é que o local que era administrado pela Cia Teatro Novo seja transformado em um espaço cultural. Ainda não está definido como funcionará na prática, se haverá teatro ou não. O novo espaço ainda não tem previsão para ser inaugurado, pois o prédio precisaria de reformulação, seguindo as normas do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), do Corpo de Bombeiros Militar. A assessoria garante que a ideia do DC Shopping é "reativar o espaço, não deixar as portar fechadas".
Além da sala de teatro, o local contava também com a Biblioteca Tânia Rösing e o Espaço de Arte Zoravia Betiol.
Leia a nota da diretora Karen Radde na íntegra:
O Teatro Novo, diante dos acontecimentos, vem a público por meio desta nota dizer o que segue.
- O Teatro Novo e seus 50 anos de existência sofreu nos últimos anos. o falecimento do fundador, diretor e alma do Teatro, Ronald Radde, aliado a um momento delicado economicamente no Brasil e a perda de contratos que mantinham as contas mensais colocou a casa em sérios problemas financeiros. Ainda assim, é importante sublinhar: o Teatro Novo não está e nunca esteve à venda. Toda e qualquer situação que trata do Teatro precisa ser conversada entre herdeiros e sócios.
- O Teatro Novo está de saída do DC Shopping. Não é interesse de quem detém a propriedade do espaço em ser parceiro do Teatro Novo, o que não é dito aqui com rancor, somente com a visão de que um ciclo chegou ao fim. O Teatro Novo agradece ao DC Shopping pelos 18 anos em que levou cultura aquele espaço nobre. Desejamos que o destino do lugar mantenha a magia, carinho e amor dispendido para o público por nossa parte.
- O Teatro Novo sempre será referência em cultura e teatro infanto-juvenil. Atores e atrizes de peso passaram pelos nossos palcos, gerações de crianças passaram por um processo de formação e ensino da arte e da cultura por dentro do Teatro, sendo hoje adultos mais conscientes e sensíveis à arte. Que foram filhos e que hoje são pais e mães que levam os seus para o Teatro. Independente do que o futuro reservar, o Teatro Novo fez história e já se tornou eterno. Com uma necessidade de olhar para dentro, sacudir a poeira e pensar no futuro com responsabilidade, informará assim que possível os próximos passos dessa linda história.