Adaptação do texto de William Shakespeare (1564 – 1616), a comédia Sonho de uma Noite de Verão estreia no Teatro Novo DC neste sábado. Novidade da programação do Porto Verão Alegre, a montagem marca a volta da Cia. Teatro Novo, conhecida por sua vasta produção infantil, à realização de um espetáculo adulto – o último havia sido o musical O Corcunda de Notre Dame (2014).
A direção é de Evandro Soldatelli, primeiro encenador convidado a comandar uma montagem no grupo neste século – todas as anteriores haviam sido assinadas por Ronald Radde (morto em 2016) ou sua filha Karen. A trama narra a história de infortúnios de um punhado de casais desencontrados. Na versão da Cia. Teatro Novo, o Bosque (floresta onde se passa a trama do texto clássico) é uma boate, que recebe personagens "modernizados", além de contar com números musicais.
Leia também:
Sem crise, Porto Verão Alegre apresenta 68 espetáculos
Alguns destaques da programação do festival de artes cênicas
– Todos os personagens são noturnos, e a trama original tem muitas trocas de amores. Relacionamos isso aos encontros da noite, quando as pessoas na boate ficam com quem está mais próximo, e as alternâncias de parceiros acontecem naturalmente – explica Soldatelli.
Uma gama de personagens inusitados foram inseridos. Neste Sonho de uma Noite de Verão atualizado, há, por exemplo, ninjas e punks.
– O que acontece em uma boate além das festas? Shows, performances musicais. Na peça original, um grupo de atores vai apresentar a tragédia Píramo e Tisbe no casamento de Teseu e Hipólita. Na nossa montagem não há essa cerimônia, mas há os intérpretes, que levam a fundo a questão do ator performático. Eles podem ser ninjas ou cantores sertanejos que fazem um cordel, como se fosse um performance dentro da performance – comenta Soldatelli.
Segundo o diretor, a adaptação se propõe a questionar pontos do texto original, como as "juras de amor":
– Píramo e Tisbe se matam. Matar-se por amor é algo que acontece muito até hoje. Vejo relações tão fugazes, essas paixões que terminam e você olha para trás e dá risada do quanto sofreu... E, às vezes, a gente deixa de viver para ficar sofrendo por uma coisa que passou, em vez de ser feliz. Na montagem, questionamos em tom cômico esse drama que fazemos. Somos muito mais o amor livre, o amor sem posse, sem rótulo.
Sonho de uma Noite de Verão
Sábados e domingo, às 21h. Também haverá sessões nos dias 28 e 29 de janeiro.
Teatro Novo DC (Frederico Mentz, 1.561), em Porto Alegre.
Clique aqui para o serviço de ingressos do Porto Verão Alegre 2017