Um dos maiores fenômenos do YouTube no Brasil, Felipe Neto terá um domingo cheio em Porto Alegre. Pela manhã, a partir das 9h, o ator carioca lança na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi o almanaque Felipe Neto – A Trajetória de Um Dos Maiores Youtubers do Brasil, publicação em formato de revista que conta sua trajetória e inclui passatempos e curiosidades. Às 16h, ele inicia a primeira sessão do espetáculo Megafest, no Pepsi On Stage, já com ingressos esgotados. Uma segunda sessão será realizada às 18h30min.
– No espetáculo, há músicas do meu canal e quadros que são recriados de maneira improvisada. Há muita interação com o público. É um show que faz a galera dar muita risada, cantar e gritar junto – diz o youtuber de 29 anos em entrevista a ZH.
Com mais de 15,7 milhões de inscritos em seu canal, Felipe começou a fazer sucesso na plataforma em 2010, com vídeos da websérie Não Faz Sentido, nos quais criticava ícones adolescentes, como a saga Crepúsculo e Justin Bieber, entre outros temas, e também o comportamento de quem seguia "modinhas".
– Tinha convicção do que estava fazendo, produzia os vídeos roteirizados, nunca interpretava eu mesmo. Sempre deixei isso claro para todo mundo, mesmo que falasse de coisas que realmente acreditava. Embora veja muitas coisas lá que não pense ou defenda hoje em dia, tenho muito carinho. É natural a gente evoluir, amadurecer e mudar – ressalta.
Antes do canal, Felipe estudou teatro e design gráfico. Seu primeiro empreendimento foi uma empresa de telemensagem ainda na adolescência. Mais tarde, criaria o Is Free, um site de download de séries. Após o sucesso de seus vídeos, Felipe fundou a Parafernalha, produtora de vídeos para web, e a Paramaker, network de canais no YouTube.
O sucesso na web o levou à televisão: em 2011, protagonizou um quadro de humor no Esporte Espetacular, na Globo, e estreou o programa Até que Faz Sentido, no Multishow. Em 2017, colocou na Netflix o especial Minha Vida Não Faz Sentido. Consequentemente, sua produção de conteúdo para o YouTube caiu com o tempo. Em 2015, vendeu suas empresas para a multinacional francesa Webmedia e voltou a focar na produção de vídeos, desta vez seguindo um caminho "mais leve" no conteúdo:
– Comecei interpretando um personagem que falava coisas polêmicas, que metia o dedo em algumas feridas e era ácido demais. Aquele foi o caminho que encontrei para apresentar meu trabalho e mostrar do que era capaz. Quando decidi voltar para o YouTube, quis caminhar mais para o lado da leveza e da diversão, em vez da crítica e da polêmica. Foi a melhor decisão que poderia ter tomado.
Com a repaginada em seu conteúdo e até em seu visual – ele tinge o cabelo a cada novo milhão de seguidores, Felipe relata que passou a criar mais conexão com o público.
– Hoje as pessoas entram no canal não para se estressar, mas para dar risada e se divertir. Acho que isso fez com que o público mais jovem se interessasse, e o público mais velho acompanhasse junto – destaca.
Em setembro, Felipe lançou o aplicativo com seu nome, que permite uma série de interações e conta com conteúdo exclusivo. O app chegou a ficar no topo da lista de mais baixados, à frente de WhatsApp, Facebook e Instagram.
Felipe se mudou há pouco para uma mansão junto com seu irmão Luccas, também youtuber, e já declarou que, se quisesse, não precisaria mais trabalhar:
– Não tenho nenhuma meta no âmbito financeiro. Posso viver confortavelmente com o que já ganhei. Não é mais o dinheiro que me faz abraçar qualquer projeto. Vou naquilo que me desperta e me desafia.
FELIPE NETO – MEGAFEST
- Domingo, às 16h e às 18h30min.
- Classificação: 14 anos.
- Pepsi on Stage (Avenida Severo Dulius, 1.995).
- Ingressos: esgotados para a primeira sessão. Para a segunda sessão: R$ 45 (cadeira setor C, 1º lote, promocional), R$ 55 (mezanino, 1º lote, promocional), R$ 65 (cadeira setor B, 1º lote, promocional), R$ 85 (cadeira setor A, 1º lote, promocional), R$ 80 (cadeira setor C, 1º lote, inteira), R$ 100 (mezanino, 1º lote, promocional), R$ 120 (cadeira setor B, 1º lote, inteira) e R$ 160 (cadeira setor A, 1º lote, inteira). Ingressos promocionais mediante a doação de um 1kg de alimento não perecível na entrada. Desconto de 50% para sócio do Clube do Assinante e um acompanhante.
- Pontos de venda: Lojas Youcom do shoppings Bourbon Wallig (sem taxa de conveniência), Praia de Belas, Iguatemi, Bourbon Ipiranga, BarraShoppingSul, Total, Bourbon Novo Hamburgo, Bourbon São Leopoldo e Canoas Shopping, e na loja Multisom da Rua dos Andradas, 1.001, ou pelo site blueticket.com.br.
FELIPE NETO – A TRAJETÓRIA DE UM DOS MAIORES YOUTUBERS DO BRASIL
De Felipe Neto. Coquetel/Ediouro, 64 páginas, R$ 19,90. Sessão de autógrafos no domingo, às 9h, na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi (Avenida João Wallig, 1.800).