"Tu vais continuar com esta palhaçada?", disse o pai de Lucas Feuerschütte em 2010, quando o jovem começou a gravar vídeos para seu canal no YouTube. O catarinense de Tubarão seguiu com as postagens no LubaTV e, hoje, está entre os mais famosos youtubers brasileiros. O sucesso foi tanto que Luba, apelido de infância que virou sua marca, saiu da tela para os palcos: está em turnê com o LubaFest, espetáculo que passa por Novo Hamburgo neste sábado para gravação do DVD ao vivo.
Não foi à toa que Luba, de 26 anos, escolheu a cidade gaúcha para captar as imagens. Grande parte da base de fãs do youtuber é do Rio Grande do Sul.
– O primeiro evento que eu vim como youtuber oficialmente foi em Porto Alegre. De cara vi o amor gaúcho, não sabia que sentiam isso por mim. Gosto muito das pessoas daqui – conta Luba em entrevista à ZH no palco do Teatro Feevale, onde ele se apresenta no sábado, às 19h. – O meu sotaque é mais parecido, acho que os gaúchos se identificam – completa.
Leia mais:
Roberto Carlos lança "Chegaste", dueto com Jennifer Lopez
Veja tudo sobre o show de Zeca Pagodinho de graça na Redenção
Se hoje Luba é uma pessoa alto astral, alegre e de sorriso largo, há seis anos a história era outra. Foi o tédio que levou o catarinense a apostar em uma vida de youtuber:
– Cursava psicologia, mas sentia que ia fazer sempre as mesmas coisas. Daí descobri que o YouTube também dava dinheiro e pensei que seria meu emprego dos sonhos. Me daria liberdade, sou muito criativo.
Hoje, Luba é um sucesso absoluto no mundo online – com apoio incondicional dos pais, Carmen (a Tia Carminha) e Otto. E a audiência da "turma", como é conhecida a legião de fãs dele, rendeu até participação no Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo. Ao lado da mãe, o youtuber falou sobre a homossexualidade – um de seus vídeos com mais cliques é sobre assumir ser gay para os pais.
– Quando somos adolescentes, achamos que o problema que temos é a maior coisa do mundo e não vai ser possível suportar ou superar. Quando vemos alguém que passa pela mesma coisa, ficamos mais confortáveis. Muita gente me procura para falar sobre isso – explica Luba.
No LubaFest, o catarinense transforma o palco nos bastidores de seus vídeos. Piadas, personagens e histórias envolvendo a carreira compõe o espetáculo que está em turnê desde junho. Para a sessão em NH, os ingressos custam R$ 80 (frisa) e R$ 100 (camarote e plateia alta) – o setor de plateia baixa já está esgotado. Saiba mais no evento oficial no Facebook.