Chad McQueen, conhecido principalmente por seu papel como Dutch nos dois primeiros filmes de Karatê Kid, morreu aos 63 anos na quarta-feira (11), em sua casa na cidade de Palm Desert, na Califórnia, Estados Unidos.
De acordo com o The Hollywood Reporter, McQueen morreu por conta de uma falência de órgãos. O ator sofreu uma queda em 2020 e nunca se recuperou totalmente, informou o amigo Arthur Barens.
A notícia foi lamentada por seus três filhos, Jeanie, Chase e Madison, em uma publicação no Instagram. "É com o coração pesado que anunciamos o falecimento de nosso pai Chad McQueen", escreveram os filhos, na legenda de fotos do ator.
"Sua jornada marcante como um pai amoroso para nós, e seu compromisso inabalável com nossa mãe, realmente exemplificou uma vida cheia de amor e dedicação. Sua paixão por corridas não apenas destacou seu talento excepcional, mas também serviu como uma forma de honrar o legado de seu pai, um testamento aos valores incutidos nele. Ele transmitiu sua paixão, conhecimento e dedicação para nós e continuaremos não apenas seu legado, mas também o de nossos avós. Como família, precisamos navegar nesse momento difícil e pedimos privacidade enquanto lembramos e celebramos sua vida extraordinária".
Além de artista
McQueen também praticava artes marciais e era piloto de carros de corrida. Seu último trabalho nas telas foi em 2001, no filme Fall. Depois dos dois filmes de Karate Kid, lançados em 1984 e 1986, ele atuou também em longas de ação como Firepower: Inferno em Los Angeles (1993) e Sob o Comando do Crime (1996).
Filho do icônico ator de Hollywood Steve McQueen, Chad faz parte do trio original de Karatê Kid, ao lado de William Zabka (Johnny Lawrence) e Martin Kove (John Kreese). Ele foi o único dos três que não participou do episódio de Cobra Kai que reuniu o elenco. Um dos criadores da série derivada de Karatê Kid, Hayden Schlossberg, explicou que o ator foi contatado para participar, mas que a produção não conseguiu fechar um acordo.
— Não conseguimos fazer acontecer, mas tivemos conversas divertidas com ele — contou.