A adaptação cinematográfica de É Assim que Acaba, fenômeno literário do TikTok, chega aos cinemas nesta quinta-feira (8). Escrito pela norte-americana Colleen Hoover, o romance dá voz a temas sensíveis como violência doméstica e abuso psicológico.
Lançado em 2016 e impulsionado pelas recomendações do BookTok, comunidade literária do TikTok, o livro marca presença na lista de best-sellers no Brasil pelo terceiro ano consecutivo. Entre os mais vendidos de ficção da revista Veja, está em primeiro lugar no momento.
Entre elogios e críticas, os comentários sobre o enredo nas redes sociais variam de envolvente e perfeito a problemático.
Qual é a história
Na obra, Lily Bloom, personagem de Blake Lively (Gossip Girl), muda-se para Boston e realiza o sonho de abrir uma floricultura. Lá, conhece o neurocirurgião Ryle Kincaid (Justin Baldoni), por quem se apaixona.
O relacionamento vai bem, até que, em pouco tempo, Lily depara com um lado obscuro de Ryle — que a lembra da relação tóxica dos próprios pais. Em meio a abusos físicos e emocionais, Lily reencontra Atlas Corrigan (Brandon Sklenar), o seu amor de adolescência.
Ela então precisa enfrentar as suas vulnerabilidades e aprender a confiar em si para fazer escolhas que afetam o seu futuro e, como indica o título, acabar com o ciclo de violência que a cerca.
Como é o filme
Dirigido e estrelado por Justin Baldoni, ator de Jane the Virgin (2014-2019), o filme conta com roteiro adaptado por Christy Hall, da série I am Not Ok With This (2020). Nomes como Jenny Slate, Hasan Minhaj, Amy Morton, Kevin McKidd, Alex Neustaedter e Isabela Ferrer compõem o elenco.
Colleen Hoover revelou à revista Variety que teve de ser convencida a aceitar o projeto de adaptação da obra. A autora conta que rejeitou diversas propostas. No entanto, um e-mail de Baldoni a convenceu:
— Eu senti que ele entendia o livro e a importância de as pessoas assistirem (a essa história) na tela do cinema.
Baldoni refletiu sobre a possibilidade de a produção despertar mudanças na vida de pessoas reais.
— Se uma Lily entrar no cinema e assistir a este filme, ela irá para casa e fará uma escolha diferente? Isso é emocionante para mim — questionou.
O diretor também ressaltou que, apesar de o público de É Assim que Acaba ser majoritariamente feminino, ele deseja que homens assistam ao filme.
— Minha esperança é que este seja um filme que possa ajudar alguém que estava no caminho de se tornar um Ryle — afirmou. — O trauma não discrimina. E os homens também são vítimas de violência doméstica.
Críticas
Quando Colleen anunciou Justin Baldoni como Ryle e Blake Lively como Lily, alguns fãs não aprovaram as escolhas. A principal crítica nas redes sociais foi a diferença de idade entre os personagens e os atores.
No livro, Lily tem 23 anos e, Ryle, 30. Já Blake tem 36 anos e Justin, 40. Mas, para Hoover, a mudança foi essencial para tornar a história mais humana e real: qualquer pessoa pode ser vítima de abusos, mesmo quem tem mais experiência de vida.