A atriz Shelley Duvall, que protagonizou o clássico de terror O Iluminado (1980), morreu nesta quinta-feira (11), aos 75 anos. A informação foi confirmada por Dan Gilroy, com quem mantinha um relacionamento desde 1989, ao The Hollywood Reporter.
— Minha querida, doce e maravilhosa companheira de vida e amiga nos deixou. Muito sofrimento nos últimos tempos, agora ela está livre. Voe para longe, linda Shelley — disse ele.
A artista morreu enquanto dormia devido a complicações da diabetes. Ela estava em sua casa no Texas, nos Estados Unidos.
Como atriz, Shelley estreou em 1970, em Voar é com os Pássaros, dirigido por Robert Duvall. Ela e o cineasta, indicado sete vezes ao Oscar, trabalharam juntos em outros cinco filmes ao longo da década.
Ela foi premiada como melhor atriz no Festival de Cannes por Três Mulheres (1977) e, no mesmo ano, foi coadjuvante na clássica comédia Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, de Woody Allen. Também estrelou como atriz e cantora em Popeye (1980), quando interpretou Olivia Palito.
Mas foi com O Iluminado que alcançou de vez a fama. No filme baseado no livro de Stephen King, ela interpreta Wendy Torrance, esposa de Jack Torrance (Jack Nicholson).