Com previsão de chegar aos cinemas mundiais até o final do ano, o polêmico "projeto da vida" de Francis Ford Coppola, Megalopolis, poderá encontrar um novo problema pela frente, após a dificuldade de financiamento: o diretor está sendo acusado de ter criado um ambiente pouco profissional nos bastidores do longa-metragem.
Em dois vídeos divulgados pela Variety, o responsável pela trilogia O Poderoso Chefão é flagrado beijando e abraçando figurantes no set. As gravações foram feitas por membros da equipe em 14 de fevereiro de 2023, em uma casa de shows em Atlanta, nos Estados Unidos.
As imagens surgiram com o intuito de corroborar uma matéria divulgada pelo The Guardian, em que o cineasta era acusado de tentar beijar figurantes femininas de topless e seminuas no set. Segundo a reportagem, na ocasião, Coppola afirmou que estava tentando colocar as mulheres "no clima".
Megalopolis foi totalmente custeado pelo diretor, que desembolsou US$ 120 milhões para tirar o filme do papel. Por conta disso, ele tinha controle absoluto sobre o set. Isso dificultou para que as pessoas afetadas por essas ações pudessem buscar ajuda, uma vez que não havia um grande estúdio por trás.
Segundo fontes ouvidas pela Variety, o comportamento de Coppola foi pouco profissional. Uma das pessoas que estava no set estimou que havia entre 150 e 200 artistas reunidos, incluindo figurantes e equipe, quando o cineasta começou a dirigir a cena. Foi quando ele passou a abraçar e beijar várias mulheres, muitas vezes, se inserindo inadvertidamente na ação.
— Nunca vi ninguém no set – e isso se estende a um operador de câmera – nem mesmo tocar em um ator — declarou a fonte, que afirma ter trabalhado com vários diretores renomados.
A pessoa entrevistada ressaltou ainda que, em determinado momento, Coppola usou um microfone para se desculpar pelas atitudes, mas alegou que era "para seu próprio prazer".
Um porta-voz do cineasta se recusou a comentar os acontecimentos. No entanto, outra fonte próxima a ele observou que, apesar da morte de sua esposa, Eleanor Coppola, em abril deste ano, o filme chegou no prazo e dentro do orçamento.
A equipe do diretor forneceu duas declarações oficiais de pessoas envolvidas com a produção. Darren Demetre, um produtor executivo de Megalopolis, ressaltou:
— Francis andou pelo set para estabelecer o espírito da cena, dando abraços e beijos gentis no rosto do elenco e das figurantes. Era sua maneira de ajudar a inspirar e estabelecer a atmosfera do clube, que era tão importante para o filme. Nunca soube de nenhuma reclamação de assédio ou mau comportamento durante o curso do projeto.
Em outra declaração, Mariela Comitini, primeira assistente de direção do filme, disse que trabalhar com o o cineasta era "uma honra".
— Eu assisti Francis criar um ambiente vibrante, profissional e positivo no set. Como um dos cineastas mestres mais respeitados da indústria, Francis não se deixou intimidar pela enormidade desse empreendimento — afirmou.
No entanto, fontes contestam sua representação de um "ambiente profissional". Durante as filmagens da cena da boate, membros da equipe se entreolharam desconfortavelmente enquanto o diretor beijava e abraçava as figurantes.
— Como Coppola financiou o filme, não havia um departamento de RH para manter as coisas sob controle — disse uma fonte da Variety. — Com quem eles deveriam falar? Reclamar e denunciar para ele mesmo?