O documentário Brats, de Andrew McCarthy, estreia nesta quinta-feira (11) nos Estados Unidos. A produção aborda o grupo de jovens atores dos anos 1980 conhecido como Brat Pack ("Bando de Pirralhos", em tradução livre), do qual o próprio diretor fez parte.
Vários membros do grupo estrelaram filmes de sucesso na década de 1980, especialmente "dramédias" colegiais como O Clube dos Cinco (1985), O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985) e Garota de Rosa Choque (1986). Entre os principais atores associados aos filmes do gênero estão Molly Ringwald (O Clube dos Cinco e Garota de Rosa Choque) e seus colegas no clássico de John Hughes, Emilio Estevez, Ally Sheedy, Judd Nelson e Anthony Michael Hall.
Também fizeram parte da turma Demi Moore, Rob Lowe e o próprio McCarthy (Garota de Rosa Choque e O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas). Sem falar nos eventuais membros adjacentes, como Robert Downey Jr. (Abaixo de Zero) e Jon Cryer (Garota de Rosa Choque), que em determinado momento foram considerados brats, mas que não compõem o núcleo central.
Dirigido e produzido por McCarthy, que também ficou conhecido por estrelar Um Morto Muito Louco (1989), o documentário é original da plataforma Hulu, e ainda não tem previsão de estreia no Brasil.
Origem do termo
Fruto de uma brincadeira que fazia referência ao grupo formado por artistas como Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Jr. nas décadas de 1940 e 1950, o Rat Pack, o termo Brat Pack foi utilizado pela primeira vez pelo escritor David Blum em um perfil que inicialmente deveria ser sobre Emilio Estevez para a revista New York Magazine.
Estevez, que chegou a ser considerado o líder informal dos brats, seria o foco da publicação de Blum. No entanto, após uma noite com o ator e seus amigos, como Lowe e Nelson, o repórter decidiu retratar na publicação a vida dos playboys festeiros. Naturalmente, o apelido não agradou os jovens e, aos poucos, o bando se separou.