Ao aceitar o troféu de melhor ator coadjuvante no BAFTA 2024 por seu trabalho em Oppenheimer (2023), Robert Downey Jr. brincou que sua participação no longa foi uma "última tentativa desesperada de salvar sua credibilidade". A premiação foi realizada neste domingo (18), no Royal Festival Hall, em Londres.
A piada foi uma referência aos últimos 12 anos da carreira de RDJ, aos quais dedicou-se quase exclusivamente a interpretar Tony Stark, o Homem de Ferro, nos filmes da Marvel.
— Quando eu tinha 15 anos, queria ser como Peter O'Toole. Aos 25, trabalhei com Richard Attenborough e Anthony Hopkins (em Chaplin). Com 35, finalmente entendi porque Richard tinha me dito que Anthony era um modelo de carreira melhor do que Peter. Quando tinha 42, fiz dois filmes com Guy Ritchie (na franquia Sherlock Holmes) — iniciou o ator.
— E, então, eu interpretei um cara chamado Tony no MCU por mais ou menos 12 anos. Recentemente, "esse cara" chamado Chris Nolan sugeriu que eu deveria tentar uma atuação mais sutil em uma tentativa desesperada para salvar minha credibilidade — brincou ao citar o diretor britânico.
O prêmio de Robert Downey Jr. foi um dos sete troféus que Oppenheimer levou na última noite, incluindo melhor filme, melhor ator (Cillian Murphy) e melhor direção (Christopher Nolan). O longa é uma das principais apostas do Oscar 2024, que tem cerimônia marcada para 10 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles.