Vidas sem Rumo (1983)
Em um momento de baixa na carreira, Francis Ford Coppola realizou em 1983 dois filmes de baixo orçamento, Vidas sem Rumo (foto acima) e O Selvagem da Motocicleta. O primeiro apresentou a turma conhecida como Brat Pack ("grupo de fedelhos"): Tom Cruise, Matt Dillon, Ralph Macchio, Rob Lowe, Emilio Estevez, C. Thomas Howell e Patrick Swayze, como irmão mais velho. Protagonista de Vidas sem Rumo, Howell fez apenas mais um filme digno de nota: A Morte Pede Carona (1986), embora tenha uma longa lista de trabalhos no cinema e na TV.
Cruise teve papel mais discreto, mas foi o que ficou mais famoso. Dillon, protagonista com Mickey Rourke de O Selvagem da Motocicleta, também se deu bem. O grande galã da turma era Lowe, mas ele teve a carreira prejudicada por um escândalo sexual no final daquela década. Após um período na geladeira, deu a volta por cima se destacando, nos anos 2000, em seriados de TV como The West Wing, Brothers & Sisters e Parks and Recreation.
Estevez estrelou mais sucessos na sequência (Clube dos Cinco, Tocaia e Jovens Demais para Morrer) e, em 2006, ganhou elogios como diretor pelo longa Bobby - assinou também O Caminho (2010), que estrelou com seu pai, Martin Sheen. Macchio será sempre lembrado por Karate Kid, cinessérie iniciada em 1984. Ele segue trabalhando com presença discreta no cinema - faz uma ponta em Hitchcock (2012) - e na TV. Swayze, dos sucessos Dirty Dancing - Ritmo Quente (1987) e Ghost - Do Outro Lado da Vida (1990), morreu em 2009.
Refilmagem de Poltergeist- O Fenômeno investe no saudosismo
Saiba onde assistir aos clássicos dos anos 1980 que ganharão remake
O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985)
O filme que contou com Rob Lowe e Emilio Estevez (citados acima), apresentou Demi Moore como a bela estrela ascendente da década - aqui ela vive a garota problemática da turma de amigos. Apesar da distância do sucesso que viveu nos anos 1980 e 1990, a ex de Bruce Willis conseguiu papeis de destaque no século 21 em filmes como Um Plano Brilhante (2007) e Margin Call: O Dia Antes do Fim (2011) - sinal dos tempos, Demi viveu a mãe de Miley Cyrus em Lola (2012). Judd Nelson e Ally Sheedy estrelaram O Clube dos Cinco com Estevez. Ambos, assim como Andrew McCarthy, de A Garota de Rosa-Shocking (1986), outro clássico oitentista, seguem labutando sem chamar maior atenção.
Clube dos Cinco (1985)
Entre os atores que viveram o grupo de alunos de castigo na escola (Emilio Estevez, Judd Nelson e Ally Sheedy foram citados nos textos acima) estava a ruivinha Molly Ringwald, um dos grandes ícones dos anos 1980 - além de Clube dos Cinco, ela estrelou Gatinhas e Gatões (1984) e A Garota de Rosa-Shocking (1986). Apesar de muita gente achar que Molly sumiu do mapa, ela segue atuando.
Entre seus trabalhos mais recentes estão o seriado A Vida Secreta de uma Adolescente Americana (2008 - 2013), no papel de mãe da protagonista, e o longa Wishin' and Hopin' (2014). No auge do sucesso, ela recusou dois papeis que poderiam ter colocado sua carreira em outro patamar: em Harry & Sally: Feitos um para o Outro (1989) e Uma Linda Mulher (1990), estrelados respectivamente por Meg Ryan e Julia Roberts. Já Anthony Michael Hall, o garoto nerd do Clube dos Cinco, segue sua carreira de coadjuvante - apareceu recentemente no badalado Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (2014).
Os Goonies (1985)
Na época do lançamento, os astros da turma de amigos aventureiros eram Sean Astin, Corey Feldman - que ainda faria sucesso com Conta Comigo (1986), Os Garotos Perdidos (1987) e Sem Licença para Dirigir (1988) - e Jonathan Ke Quane - que vinha do sucesso Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984). Mas quem vingou foi o ator que vivia o irmão mais velho, em papel secundário: Josh Brolin tem no currículo trabalhos com os irmãos Coen, em Onde os Fracos não Têm Vez (2007) e Bravura Indômita (2010), Woody Allen, em Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (2010), e foi indicado ao Oscar de coadjuvante por Milk: A Voz da Igualdade (2008), de Gus van Sant. Dos outros pouco se ouve falar, embora sigam no batente - Jeff Cohen abandonou a carreira em 1991. A especulação de uma continuação de Os Goonies, com os protagonistas originais vivendo os pais de uma nova turma de aventureiros, tem circulado por Hollywood. O projeto estaria sendo tocado pelo diretor Richard Donner novamente com a produção de Steven Spielberg, autor da história.