O homem que engravidou a professora de Ensino Fundamental dele nos anos 1990 se disse ofendido com Segredos de um Escândalo (2023), filme inspirado na história. Mary Kay Letourneau e Vili Fualaau chocaram os Estados Unidos na época em que o caso veio à tona.
— Estou ofendido com todo o projeto e com a falta de respeito dispensada a mim, que viveu uma história real e ainda a vive — comentou em entrevista ao portal The Hollywood Reporter.
Fualaau, hoje aos 40 anos, não entende o porquê de não ter sido procurado pela produção do longa da Netflix. O filme deve estrear nos cinemas do Brasil em 18 de janeiro.
— Ainda estou vivo e bem — afirmou. — Se eles tivessem entrado em contato comigo, poderíamos ter trabalhado juntos em uma obra-prima. Em vez disso, eles escolheram fazer uma imitação da minha história original.
Dirigido por Todd Heyes, Segredos de um Escândalo tem como pano de fundo a história de um casal, Gracie e Joe (Julianne Moore e Charles Melton), cujo relacionamento teve início quando ele ainda tinha 13 anos e que foi alvo de um escândalo, muito semelhante à vida de Mary Kay e Fualaau.
Natalie Portman vive Elizabeth, uma atriz que se prepara para encarnar o papel de Gracie no cinema e passa a conviver com os dois. Melton recebeu indicação de melhor ator coadjuvante no Globo de Ouro pelo papel. A obra também concorre nas categorias de melhor filme de comédia ou musical, melhor atriz (Natalie Portman) e melhor atriz coadjuvante (Julianne Moore).
A história real
Em 1996, quando Mary Kay tinha 36 anos, e Fualaau, 12, eles iniciaram um relacionamento. A professora do adolescente era casada e tinha quatro filhos. O marido descobriu o crime e denunciou a esposa. Ela foi presa por estupro de menor e se declarou culpada, tendo cumprido sete anos de prisão.
Enquanto aguardava julgamento, ela descobriu que estava grávida do adolescente. Ao sair da prisão, Mary Kay se casou com Fualaau e eles tiveram mais uma filha. O casal permaneceu junto por 12 anos, até 2017. Em 2020, a ex-professora morreu em decorrência de um câncer.