Os cinéfilos já estão prontos para comemorar — e também reclamar. Afinal, a temporada de premiações começa neste domingo (7), com a entrega dos troféus do Globo de Ouro. Será um ano de (re)consolidação, depois de uma série de polêmicas, incluindo acusações de falta de diversidade e de ética, que levou a uma perda de prestígio em 2021. Depois de mudanças profundas, a tradicional distinção dada aos filmes e séries retorna à sua plena forma. E com novidades.
Para começar, a 81ª edição da cerimônia, que ocorre em Los Angeles, nos Estados Unidos, volta a ser televisiona no Brasil — o canal pago TNT e a plataforma de streaming HBO Max anunciam a transmissão ao vivo, a partir das 22h (horário de Brasília). Além disso, dois outros pontos chamam atenção na nova formatação do Globo de Ouro: a inserção das categorias Conquista Cinematográfica e de Bilheteria, e Melhor Performance de Comédia Stand-up.
A primeira celebra o melhor filme com arrecadação de bilheteria maior ou igual a US$ 150 milhões — deste montante, pelo menos US$ 100 milhões devem ser oriundos dos cinemas norte-americanos. Ao todo, são oito longas indicados, com os votantes da premiação decidindo o vencedor. A segunda nova categoria premia o melhor especial de comédia acima de 30 minutos lançado em uma plataforma de mídia reconhecida. Houve também um aumento no número de indicados, passando de cinco para seis.
— Estas novas categorias são um teste, não sabemos como vai funcionar. Temos que ver como a indústria e o público vão responder porque, daqui a pouco, achamos que tinha que estar premiando stand-up, e a indústria fala: "Caramba, não tem nada a ver nessa premiação". É tentativa e erro. E vai servir para marcar este novo momento, com uma nova gestão — explica Miriam Spritzer, jurada e membro da Golden Globes Association, nome atualizado da responsável pela distinção.
A nova nomenclatura se deve às mudanças estruturais que o Globo de Ouro sofreu recentemente: em 2023, deixou de ser um prêmio da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood — que não funciona mais — e não é mais uma organização sem fins lucrativos. Agora, a premiação é administrada pela Dick Clark Productions (DCP), produtora do Billboard Music Awards, e pelo investidor Todd Boehly, da Eldridge Industries. E visa ao lucro.
Traçando o caminho
Os 310 votantes não estadunidenses — um salto significativo em relação aos 87 de três anos atrás —, de 76 países diferentes, irão escolher quais são os melhores filmes e séries de 2023, com Barbie, Oppenheimer, Succession e O Urso entre os principais concorrentes, sendo as produções que mais conquistaram indicações. Estes títulos devem seguir brilhando nas premiações televisionadas que virão a seguir, culminando, no caso dos filmes, no Oscar, que ocorre em 10 de março.
Esse é um ponto interessante a ser debatido: os indicados ao Globo de Ouro, como de praxe, levantam discussões instantaneamente. As categorias da premiação, que diferenciam as produções de drama e de comédia, frequentemente são alvos de ataques após a divulgação dos concorrentes. Instantaneamente, o público cinéfilo vai às redes sociais protestar com frases como: "Esse filme não é comédia, não deveria estar aí" (com a inserção de vários xingamentos).
– O Globo de Ouro é muito criticado porque é o primeiro (prêmio do ano). Mas, geralmente, as indicações ou os premiados acabam se repetindo nos outros – diz Miriam.
A jornalista gaúcha, que vive em Nova York, relembra que a indicação de Segredos de um Escândalo, deste ano, como melhor filme de comédia foi criticada nas redes sociais, e os internautas, novamente, colocaram a culpa no Globo de Ouro. Porém, ela ressalta que foi a produtora da longa-metragem, a Netflix, que submeteu o título à categoria e, mesmo sendo alertada pelos membros da distinção, quis manter a decisão. Este tipo de episódio ocorre todos os anos.
— O Globo de Ouro está tão alinhado quanto as outras premiações. Mas tem coisas que não se comunicam tão bem com um público internacional como se comunicam nos Estados Unidos. Algumas coisas eles acham geniais, e eu digo: "O que que vocês gostaram disso?". Mas é por essa visão do imigrante, do expatriado, do estrangeiro — salienta Miriam, destacando que o evento deste ano será com uma pegada "mais leve" que as outras premiações, entregando entretenimento e celebridades felizes por estarem em um ambiente festivo, mas sem deixar de premiar os merecedores.
Filmes e séries mais indicados e onde encontrá-los
- Barbie (filme - 9 indicações, HBO Max)
- Succession (série - 9 indicações, HBO Max)
- Oppenheimer (fime – 8 indicações, aluguel digital)
- Assassinos da Lua das Flores (filme – 7 indicações, aluguel digital)
- Pobres Criaturas (filme – 7 indicações, estreia nos cinemas em 1º de fevereiro)
- O Urso (série - 5 indicações, Star+)
- Only Murders in the Building (série - 5 indicações, Star+)
- Vidas Passadas (filme – 5 indicações, estreia nos cinemas em 24 de janeiro).
Como assistir ao Globo de Ouro 2024
- Neste domingo (7), a partir das 22h, no canal pago TNT e no serviço de streaming HBO Max