O Festival de Cinema de Berlim vai premiar o diretor norte-americano Martin Scorsese pelo conjunto de sua carreira na próxima edição, em fevereiro, anunciaram os organizadores do evento nesta quinta-feira (21).
A 74ª Berlinale homenageará "um dos cineastas mais destacados do cinema mundial desde a década de 1970". Scorsese receberá um prêmio honorário durante a cerimônia de gala em 20 de fevereiro.
"Para os que consideram o cinema como a arte de criar uma história tanto pessoal quanto universal, Martin Scorsese é um modelo incomparável. Seus filmes têm nos acompanhado como espectadores e como seres humanos, seus personagens viveram e cresceram em nós", afirmaram os diretores da Berlinale Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian.
"Para nós, é uma grande alegria receber mais uma vez um grande amigo do festival e entregar-lhe nosso prêmio honorário mais importante", acrescentaram, em comunicado.
O festival será realizado na capital alemã, de 15 a 25 de fevereiro.
Martin Scorsese, 81 anos, é conhecido por dirigir filmes intensos e viscerais sobre homens atormentados e violentos. Colaborou diversas vezes com um pequeno grupo que reúne algumas das maiores estrelas da indústria, como Robert De Niro e Leonardo DiCaprio.
Com mais de 70 filmes em seu currículo, foi reconhecido, entre outros, com a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1976 por Taxi Driver e com o Oscar de melhor diretor em 2007 por Os Infiltrados.
Na última edição da Berlinale, o Urso de Ouro Honorário foi concedido ao também norte-americano Steven Spielberg, que apresentou durante o festival seu filme mais autobiográfico, Os Fabelmans.