Tem uma porto-alegrense no novo filme de Robert Rodriguez, Hypnotic: Ameaça Invisível. O longa-metragem, que está em cartaz nos cinemas nacionais, é estrelado por Ben Affleck e Alice Braga. A personagem da atriz brasileira, Diana Cruz — ou Vivian Rourke, depois de um dos plot twists —, que faz a ponte entre Hollywood e a Capital.
Indo para o encerramento do longa, o personagem de Affleck, Danny Rourke, vai pesquisar sobre a aliada misteriosa e, ao encontrar a ficha dela, eis a surpresa, que impressiona, ainda mais, aos gaúchos: além do nome dela ser falso, a personagem é de Porto Alegre — pelo menos, em uma das reviravoltas da trama.
O motivo do diretor colocar ela como nascida em Porto Alegre é desconhecido, mas faz sentido com a história da atriz Alice Braga, ainda que ela seja paulista. Afinal, a estreia dela no audiovisual foi por aqui, no curta-metragem Trampolim (1998), produção da Casa de Cinema de Porto Alegre e dirigida por Fiapo Barth — sim, o dono do bar Ocidente.
A produção gaúcha acompanha uma adolescente que se prepara para concurso de saltos ornamentais e se identifica com suicidas que pularam de um antigo viaduto de Porto Alegre. A protagonista é Julia Barth, que vive a personagem Raquel. Alice é Cíntia, amiga da personagem principal. O filme pode ser visto aqui.
Já a história de Hypnotic: Ameaça Invisível, o detetive Danny Rourke (Affleck) se envolve na investigação de um caso complexo envolvendo uma série de roubos em larga escala. No decorrer da investigação, o protagonista descobre que sua própria filha — que está desaparecida — pode estar conectada ao caso de alguma forma.
No processo, ele acaba descobrindo que está envolto em um mundo em que nada é o que parece, uma vez que a hipnose do título altera a sua realidade. Eis que ele encontra a misteriosa Diana Cruz (Alice Braga), que também tem habilidades hipnóticas e pode — ou não — o ajudar a resolver o mistério.