Não se fala em outra coisa nesta quinta-feira (20). O filme da boneca mais famosa do mundo, Barbie, enfim chegou aos cinemas e o público está animado para conferir a produção de Greta Gerwig.
Um detalhe na trama tem chamado atenção dos espectadores: a presença de outros lançamentos da Mattel para além da boneca loira e seu namorado, Ken. Entenda quem são eles e quais as referências foram levadas para o cinema:
Midge
A melhor amiga da Barbie ganhou espaço no filme. Interpretada por Emerald Fennell, conhecida por sua atuação em The Crown, a personagem é inspirada na boneca lançada nos anos 1960. Na época, não fez tanto sucesso, mas ganhou edições limitadas para colecionadores nos anos 1990.
Ruiva, com sardinhas, Midge causou polêmica por ter ganhado uma versão grávida pela linha Happy Family. A barriga da boneca era removível e, lá de dentro, saía o bebê. O sexo era mantido em segredo para que a criança só descobrisse depois que fizesse o "parto". A brincadeira, no entanto, não agradou muitos pais.
Nos Estados Unidos, foram organizadas campanhas para alertar a "má influência" da boneca para as crianças. Em uma matéria veiculada pela CNN e repercutida pela Folha de S. Paulo em 2002, os pais afirmavam que Midge "promovia a gravidez na adolescência" e poderia "transmitir uma mensagem errada" para as meninas. Nem mesmo o fato de ela ter uma aliança no dedo acalmou as reclamações. A versão acabou sendo retirada das lojas.
Na década de 2010, a Mattel tentou reescrever a história da personagem, com uma versão em que ela aparecia sem marido e sem filhos, mas é justamente a versão grávida de Midge que é representada no filme.
Allan
Outro boneco que aparece no longa é Allan, interpretado por Michael Cera.
Diferentemente de Ken, ele só teve uma versão. Foi lançado nos anos 1960 e é descrito como amigo de Ken e par romântico de Midge — ainda assim, no filme, os dois não aparecem juntos.
A Mattel chegou a lançar, nos anos 1990, uma versão do casamento de Allan e Midge e eles também já apareceram como uma família (justamente na polêmica linha Happy Family).
Em uma das cenas do filme, Michael Cera aparece vestindo um figurino igual a um dos brinquedos.
Irmã mais nova da Barbie
Ela não aparece no filme, mas é mencionada como a "Skipper de Key West". Skipper foi lançada também nos anos 1960, como a irmã mais nova de Barbie. Primeiro, teve uma versão de oito anos e, depois, ganhou uma de 14.
Ela foi continuada em 2003, e a Mattel tentou relançá-la em 2009, sem sucesso. Ainda assim, ela tem destaque na série Barbie: Life in the Dramhouse (2012).